OJERIZAS

O Chico, que certa feita tinha arrancado, por engano, o guizo de uma cascavel ainda viva, tinha duas ojerizas: não gostava de peçonhentas e de cocô de cachorro. Queriam ficar inimigos do vivente era só puxarem o assunto.

Certa feita, ele dormia tranquilamente numa carreta à beira da casa do sota-capataz, quando, de supetão, apareceu o Beto Manco com uma cobra cruzeira morta.

- Bah! – disse. – Matei a danada da urutu ali perto da sanga.

Os peões resolveram fazer uma chalaça com o Chico. Enquanto um deles ajeitava a cobra morta perto do pé do peão, outro foi buscar um espinho de maricá. Arregaçaram a perna da calça e rasparam levemente o espinho na pele do conchavado, deixando uma marca que imitava uma picada. Acordaram o vivente e mostraram o arranhão na barriga da perna, enquanto outros mostravam a cobra urutu morta ao lado. O Chico pulou gritando?

- A la pucha, tchê! Tá viva?

- Não, compadre! O Manco matou a peçonhenta.

- Tá mortinha da silva – avisaram.

- E este arranhado aqui na minha perna? – perguntou.

- Nossa! – disse um dos peões. – Vai ver te mordeu!

- Tenho que ir ao doutor Policarpo.

- Tá viajando!

- E a dona Juvência?

- O curandeira?

- Essa mesmo.

- Foi junto com o médico

- Ai-cuna! Tô frito em pouca banha.

Alguns peões se afastaram e logo, logo voltaram.

- Compadre! – disse o capataz ao Chico. – Fizemos uma reunião ali e temos a solução. Só tem uma coisa! Acho que tu não vai aceitar a oferta.

- É verdade! – completou outro. – Tu tens nojo do que vamos te propor.

- Diga lá, vivente! – implorou o Chico.

- Bom! Certa feita a dona Juvência falou que para picada de cobra só cocô de cachorro salva.

Meio sestroso o conchavado perguntou:

- Passar na perna?

- Não! Tem que comer um pouco.

- Mas tem uma outra coisa. – avisou o capataz. – Foi feito uma limpeza do pátio e não temos de onde tirar o tal remédio que precisas.

- Verdade, vivente. – disse outro. – Não vai ter suficiente.

Desesperado o Chico saiu caminhando, mirando o chão, como se procurasse algo.

- Chico! O que estás fazendo, tchê?

- Pelo amor de Deus, amigos – disse. – Achem uma quantidade maior. Vou ver se encontro pelo menos um pedacinho seco de cocô de cachorro.

- Ué! Pra que, homem?

- Enquanto vocês procuram, eu vou tomando um chazinho.