BRIGA DE VELHOS.

BRIGA DE VELHOS

E não é que teve um amigo chamando minha atenção! Não entendi quando ele me parou na rua com o dedo em riste:

- To pe da vida com você!

- Ué! Que foi que eu fiz?

- Vai dizer que não sabe? Ta pensando que sou besta?

- Pensar eu não penso. Tenho certeza. Não to é sabendo o motivo da bronca.

- Você ta tirando sarro na minha cara?

- Até agora, não. Explica!

- Você me gozou em uma daquelas porcarias que escreve!

- Eu?

- Tem mais alguém aqui? Tem mais alguém que escreve merda?

Fiquei meditando. Ele ali parado na minha frente. Realmente a figura nunca me inspirou qualquer tipo de criação literária. Pensei. Pensei e pensei. Acusação injusta. E eu perdendo um amigo de infância sem motivo.

- Vamos acalmar! Em qual conto, crônica, romance ou poema?

- Engraçadinho! Vai se fazer de bobo?

Sou de boa paz. Pensei em convidá-lo para um aperitivo. In vino,veritas. Ele poderia desabafar e eu entender o motivo de tanta irritação. Depois pensei melhor. Na juventude, quando bebia, ele ficava violento. Melhor evitar. Resolvi optar por um simples café. Ele aceitou.

- Bem amigo. Onde foi que eu te gozei?

- Ele reproduziu o conto, publicado recentemente em uma antologia.

- Estou feliz em saber que você é um dos meus leitores. Sinal que não escrevo assim tão mal.

- Mas você não podia ter contado aquela história. Como é que eu fico? Transformado em personagem patético?

- Comecei a rir. Ele ficou mais enfezado.

- A história não foi com você. Aliás, você a presenciou. Foi com o Zeca. Foi logo depois da formatura do ginásio. Lembra?

E ficamos ali, recordando o episódio inspirador. Regredimos no tempo. As cenas voltando aos arquivos do cérebro.

De repente uma janela se abre e caio em mim. Tinha sido ele mesmo o protagonista da história. Fui traído pela memória. Troquei os passageiros.

- Desculpe-me. Na minha cabeça era o Zeca. Mas, por que você está tão bravo? Ocorreu há quarenta anos atrás. Já está prescrito!

- É que parece que foi ontem.

antonio luiz fontela
Enviado por antonio luiz fontela em 17/03/2009
Código do texto: T1491523