– ENTRE CARRAPATOS, MURIÇOCAS E PERERECAS...( I )
 
- Nos  dias  de carnaval fui convidado a passar a muvuca momistica numa chácara com muitas amigas e pouquíssimos amigos. Reunimos e organizadamente separamos as compras e  os carros,  partindo na Sexta Feira,  logo após o trabalho às 18:00hs. Ao sairmos rumo a estrada, uma das amigas quis ir ao banheiro, paramos todos (04) carros, em cada carro tinha o motorista homem com 03 mulheres, com toda a confusão possível.  eu tive a idéia de conferir as compras: carro 01, cervejas e pingas, 2 dzs de limões, carro 02, cerveja e vodcka 3 dzs de laranjas, carro 03 macarrão e massa de tomate e 40 pães de todos os tipos, o meu carro, tinha um frango frances (um pouquinho verde) que eu ia fazer assado, com batatas, verduras e requeijão e 2 kg de carne seca, que faria logo na chegada (maria izabel com muita cebola, alho, pimenta de cheiro  e manteiga de leite)  refrigerantes  zero, minha vodcka de estimação e 04 litros de água com gás, resumo da opereta estavam levando bebidas, bebidas e bebidas. Depois de distribuir algumas esparrelas, reorganizamos a lista e percebemos que faltava tudo, quando um amigo falou que, estava acostumado a ir pescar e levava uma camionete cheia de cerveja e uma latinha de isca com uma varinha de pescar , foi gargalhada geral.
     - Após breve razoado resolvemos a passar em um armazéns na saída e compramos algumas coisas, se faltasse compraríamos na Cidade perto da chácara.  Acordo entre nós, quem bebe não dirige, rodamos uns 80 km, agüentando um som de vampiros sertanejos,  no Posto Fiscal/Militar uma das meninas resolveu ir ao banheiro, que foi delicadamente liberado pelo Sargento da Ordem do dia, mas quando um dos soldados engraçou com uma de nossas amigas que estava um pouquinho alegre (sem bebida), foi uma conversa simples, ele disse: oi belezinha e ela respondeu oi , você não quer fazer um teste de bafômetro, caso não queira  deixa ou telefone ligo para você  na minha folga, ela rapidamente pegou escreveu um telefone, ele olhou...olhou...e gritou caramba !!! este telefone é da Corregedoria, ela sorriu e disse eu sou a Tenente que convoca para averiguação, o soldado saiu todo desconcertado. Mas o atendimento foi especial, imediatamente o Sargento solicitou o interesse de todas  utilizarem o banheiro e desejou boa viagem.      - Foi motivo de piada o resto da viagem, considerando que ela tinha prometido não mostrar a carteira, teve que pagar a prenda (lavar os pratos e panelas, sozinha na primeira refeição). Ao chegarmos na Cidade, aquela visão de interior, relembrei minhas joviais passagens por aquela região,  falei logo, vou visitar um amigo, proprietário ilustre de um antigo boteco, onde eu tomava as minhas pingas e tirava gosto com lingüiça defumada....e tinha uma filha maravilhosa para fritar uns bolinhos de arroz...enquanto vocês vão comprar o restante da lista, encontramos lá.
Marquei o rumo, juntamente com a turma do outro carro,  chegando tudo estava diferente, o boteco novinho, não tinha mais lingüiças penduradas, carne seca no arame e nem queijo com aqueles corozinhos e amendoim com besouros, perguntei a pessoa do balcão
- gentileza por onde anda seu toinho,
- esta descansando, hoje não vem mais, de onde o senhor conhece o toinho?
- uns 30 anos atrás eu vinha pescar com meus tios, pai e avô, e aportávamos para tomar uns rabos de galo e umas antárticas geladinhas, com bolinho de arroz.e traira frita...
- vixe então o senhor é amigo antigo, vou lá chamar o toinho, rapidinho, minuto só..
- colocou uma branquinha no meu copo pegou uns de bolinhos de arroz e colocou no balcão, saindo correndo...
- Neste hiato temporal, percebi um cartaz afixado na parede que dizia “ caroço de melancia é afrodiziaco..” eu perguntei para o rapaz que era neto de seu toinho...
- Ai menino, qual o significado ???
- Seguinte, nos servimos marmitex e prato feito, a sobremesa é melancia (de graça), então todo dia era uma melequeira de caroços de melancia no chão, secava, pregava, difícil de limpar, depois do aviso (idéia do avó) nunca mais tivemos problemas com os caroços e as cascas de melancia, sumiu tudo..agora ta fácil de limpar .....eeheheheheh...
- Fiquei pensando nesta sabedoria “toinhista interiorana”...será que é a influência da besta globalização internetística??????
 
Segue no próximo bolinho de arroz e uma talagada da branquinha com murici.(frutinha azedinha encontrada no cerrado)..
 
OBS: não assustem, ao escrever os textos eu estava totalmente de folga...muita folga....
Kulayb
Enviado por Kulayb em 05/03/2009
Reeditado em 08/03/2009
Código do texto: T1470716
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.