A LENDA DO MILHO
"A lenda é uma tradição
oral ou escrita de ações
praticadas por santos
ou heróis , segundo
a fantasia popular".
**********
Esta é uma lenda muito linda . Da coleção de lendas , esta é uma das minhas preferidas , pelo caráter humanitário que ela sustenta e pelo lado bucólico, campal , traçando linhas que se cruzam mas ao mesmo tempo são paralelas , enfeitadas com meiguice e coragem de um velho índio.
Os índios Caingangues moravam no sul do Brasil. Eles contavam uma história para explicar como é que apareceu o milho , a delícia do milho. Diziam que , numa certa época essa tribo sofria muito porque havia pouca comida. Nela vivia Nhara um índio já velho . Nhara rezou ao Deus Tupã e resolveu dar sua vida em troca de um bom alimento para a sofrida tribo.
Ele pediu para os homens da tribo e sua família saírem e prepararem um bom terreno como se fosse para plantar alguma coisa . Quando o roçado ficou pronto Nhara foi até lá com os homens e disse para eles :_ Ficou muito bom . Agora vão todos buscarem o cipó. Os homens foram para o mato e trouxeram cipós bem resistentes. Disse Nhara : _ Agora amarrem o cipó no meu pescoço e me arrastem pela roça até eu morrer. Depois me enterrem bem no centro da roça , vão para o mato e fiquem lá 3 dias. Quando vocês voltarem , vão encontrar aqui uma planta que nunca mais vai deixar , passarem fome .
Eles choraram muito , mas obedeceram ao velho índio. Porém os parentes mais próximos não aceitaram a idéia , provocando a ira de Nhara que disse :_ Se não fizerem isso o povo todo vai passar muita fome . E fizeram . Quando voltaram da floresta após os 3 dias, encontraram a roça coberta de pés de milho. Repartiram as espigas maduras com todos eles que se salvaram da fome . Comeram o delicioso milho , matando a fome.
É por isso que os í Caingangues teem o costume de irem para a floresta uns 3 ou 4 dias após o plantio do milho ou de outro produto qualquer . E passaram a chamar, o milho , de Nhara para lembrar do valente chefe que sacrificou a sua vida para fazer aparecer esse alimento tão bom .
**********( postado por Kahene, em jan/2009)********
Obs: Nem toda Lenda é Lenda . Já expliquei, aqui no RL, o motivo.