Causo do Chico Mulato

Certa vez conheci um moço simpático, de sorriso fácil, moreno, mas com determinada anomalia que o diferenciava das pessoas, ele gostava de enterrar toda as espécie de bichos que encontrava-se morto, bichos pequenos, em caixinhas de fósforos.No quintal de sua casa havia até o cemitério dos bichos.

Chico Mulato, assim o chamarei, não teve nenhuma dificuldade em estudar, aprendeu a ler e escrever,e por sinal lia e escrevia muito bem.Fez até o primário.

Mas Chico era motivo de muitas piadas, a criançada mexia muito com ele,zombava de seu cemitério e gritava para todos que ele era um retardado e um imbecil.Ele sofria muito com essas brincadeiras de mal gosto. Mas ele seguia em frente e nunca desanimava de seus bichinhos.

Certo dia, ele estando na rua na madrugada, a moça do correio da cidadezinha onde morava recebeu um telegrama urgente que precisava ser entregue em uma fazenda a uns 8 km de distância da cidade e não tendo alternativa ela pediu ao Chico que entregasse o telegrama na fazenda.Ele sempre prestativo decidiu ajudar dona Maria e ir até lá, mas antes com medo dele se perder em outras tarefas ela contou a ele o conteúdo da mensagem e a importância que seria ele entregá-lo.

Lá foi Chico Mulato pela estrada a pé, cantando e catando os bichinhos que encontrava pelo caminho.Quando o dia amanhecia ele quase perto da fazenda encontra os filhos do fazendeiro em sua camioneta e os grita para falar,mas eles começaram a rir dele e gritar que no mato ele encontraria muitos bichos para enterrar.Caçoavam dele e ainda passou por ele jogando poeira em sua pessoa.Mesmo assim ele não desistiu e seguiu até seu destino.

Quando Chegou na fazenda os jovens estavam todos sentados na varanda e gritaram com Chico:

__ Oh seu imbecil ,não cansou de pegar bichos na cidade e agora resolveu vir até na roça!

Chico em sua simplicidade apenas respondeu:

__ Não seu moço vim aqui a pedido da dona do correio entregar isso aqui procês e dizer que ôces percisa ir pra capitar pro mode que sua mãe morreu de acidente de artomóvel.Só isso.