Uma história de natal(moderna)

__Quanto tem até agora?

Carlos pegou uma calculadora,abriu o livro de ouro e fez a soma.Desanimado,disse o resultado para Almir,que comentou:

__Mas só isso?Não dá para comprar quase nada!

__Eu te avisei que esse ano a coisa seria feia.

__A coisa não está feia.Está horrível!

__E hoje já é dia 24.

__Só tem pão-duro aqui.

Neste momento passa pela portaria o doutor Luiz,dentista do terceiro andar.Os dois o cumprimentam.Carlos abre a porta do elevador para ele.Assim que a cabina sobe,Almir pergunta:

__Quanto ele deu?

__Dez reais.__respondeu entre dentes Carlos

__Dez reais por um ano todo de serviços prestados!Esse safado cobra caro;é um ladrão.Será que ele não poderia dar pelo menos cinquentinha?

__Sem chance__Carlos fez um gesto de negação com o indicador.

__Um ano inteiro lavando esse prédio todos os dias...__lamuriou-se Almir

__Você não sabe o que é amolação;as cinco horas da tarde troca de roupa e vai para casa.__rebateu Carlos__Eu,como zelador,sou o último que apaga a luz.Tenho que aturar chilique de madame,grosseria de marmanjo,bancar o segurança,e ainda abrir e fechar a portaria todos os dias.

O interfone toca.Carlos atende.Depois de alguns minutos coloca o fone no console,vira-se para Almir e fala:

__Era a chata do 215.Disse que a descarga está entupida.

__Ela que chame alguém para consertar então,ora!__praguejou o servente.

__Sabe como é que é.O panaca aqui vai lá,conserta..__lamentou-se carlos

__..E ela te dá uma merreca de gorjeta.__completou almir

__Isso aí.

Um senhor de terno escuro desce do elevador.Antes de sair do prédio fala para Almir:

__Meu filho;o quarto andar está uma sujeira só.Uma criança passou mal e vomitou tudo.Vai lá e dá um jeito naquilo,tá?

__Pode deixar doutor Airton,já estou indo.

O homem deixa a portaria.Carlos destila veneno:

__Esse é outro.Vira e mexe tem escândalo na porta da sala dele.Os clientes vem reclamar que os processos não estão andando.Ô advogado enrolão!

__Enrolão e fofoqueiro!__emendou Almir__Quer saber de tudo que se passa no prédio.Sabe qual é o novo apelido dele?

__Não.

__Scanner.

__Scanner?Por quê?

__Por que ele olha de cima a baixo todo mundo que entra no prédio;presta atenção na roupa,no que a pessoa está carregando,parece um scanner mesmo!

__É isso aí!Apelido perfeito

__Mas agora deixa eu ir limpar a sujeira do quarto andar.Até mais.

__Até.

O dia transcorreu normalmente.No final da tarde,os dois funcionários são chamados na sala do síndico.Preocupado,Almir comenta:

__Será que vem demissão por aí ?

__Dessa gente eu espero tudo.__rebateu Carlos,sério.

Foram recebidos cordialmente pelo Doutor Palhares,que acumulava as funções de sindico.Com um sorriso no rosto,o médico disse:

__Para recompensá-los pelos ótimos serviços prestados durante o ano,os condôminos aprovaram a entrega de uma cesta completa de produtos natalinos a cada um.

Com as cestas no colo,os dois receberam a outra boa notícia:

__Como nós vimos que o livro de ouro de vocês estava mais para livro de latão,fizemos um rateio "off line" e arrecadamos mais essa quantia.

Carlos recebeu o dinheiro e surpreendeu-se com o montante.Dava para cada um fazer outra festa no dia trinta e um.

__E tem mais uma coisa__acrescentou__Conseguimos arrumar um plano médico-odontológico para vocês e seus parentes.Ano que vem todo mundo vai poder tratar da saúde.

__Mas que beleza!__falaram os dois funcionários ao mesmo tempo.

__Bom natal para vocês!Mas não abusem na comemoração heim!

__Pode deixar!Bom natal para o senhor também!

Saíram carregando as cestas pelo corredor,em silêncio.

Naquele dia saíram mais cedo;era véspera de natal.Parados no ponto de ônibus,conversavam:

__Nós temos sorte de trabalhar naquele prédio,não?__perguntou Almir.

__Temos sim__assentiu Carlos__o pagamento sai sempre em dia,nos dão todos os direitos trabalhistas,e todo ano temos um agrado nesta época,não é?

__É verdade.Eu sempre acabo me esquecendo disso...

__Meu ônibus está chegando.Um bom natal para você Almir!

__Para você também Carlos .

Cada um foi feliz para sua casa.O natal foi de paz.

UM FELIZ NATAL PARA TODOS DO RECANTO.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 25/12/2008
Código do texto: T1352394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.