ROLDÃO
As vezes, viajando no passado, fico recordando momentos bons e pessoas admiráveis que a vida me mostrou.
Lembrei com carinho da figura pacata do "velho Roldão,peão da Estancia Santa Helena localizada em Rio Pardo,histórico municipio do Estado Gaúcho.
Homem calado, introvertido mas sempre com um suave sorriso nos olhos demonstrando estar de bem com a vida. Escolaridade zero.... escutava atento a conversa das pessoas no afã de aprender alguma coisa. Sua inteligencia, pouco aguçada, raciocinava a seu modo tirando suas próprias conclusões.
Pensava........-"grau"?!...preocupado. -Tudo tem grau,báh. Ainda ontem ouvira falar que o neto mais velho do patrão tinha segundo grau e que vivia fazendo "grau". Nossa...que coisa ! O mais moço estava no 1º grau e o filho tinha colado grau...no calor e no frio, também, para nivelar as lavoras falavam em graus. -Cruiz,vivente, tem grau em tudo, barbaridade, tchê! Até a cachaça!!!
Todos observavam o velho Roldão...suas perguntas...suas preocupações, aguardando um momento adequado para tirar um "sarrinho".
Ao cair da tarde, a roda de mate no galpão reunia a peonada.
Eis a ocasião perfeita.
-A água (do chimarrão) tá quente demais !!!-Deve ter fervido!
-Vocês sabiam que a água ferve a 90 graus?!
O velho Roldão, emergindo de sua tranqüilidade, levantou a voz em defesa da ciência :
-A água ferve a 100 graus, determinou o velho.
Cruzaram-se olhares admirados...Roldão concluiu:
-O QUE FERVE A 90 "GRAU" É O ÂNGULO RETO.
TODOS RIRAM, ROLDÃO RIU JUNTO SAINDO A PASSOS FIRMES SEGURO DE SUA SABEDORIA.