Causos de Maricá (4)

Pernoitávamos, próximo a lagoa, naquela que era chamada pelos nativos de CASA DA SANTA

No seu interior, em local de destaque, havia um oratório com uma belíssima imagem de uma santa, a Nossa Senhora do Amparo, padroeira daquele arraial e, por todos, reverenciada..

Em sua homenagem, algumas crianças tinham até o nome de Amparo.

Os mais idosos, primeiros moradores na restinga da Barra de Maricá, testemunhavam, como tendo sido um milagre, o aparecimento da imagem.

Segundo eles, no início, os pioneiros, todos pescadores e muito corajosos, conseguiam superar as grandes ondas, indo jogar suas redes de arrastão ou tarrafa em mar alto, sem maiores problemas.

Contudo, em determinada ocasião, com a rede de arrastão na água, ocorreu uma forte tempestade, tornando o mar muito perigoso e com risco sério de naufrágio, devido às ondas gigantescas.

Os pescadores, apavorados, invocavam e rezavam a Nossa Senhora, mãe de Jesus, suplicando o seu amparo, por horas e horas, incessantemente, sem sucesso.

A situação estava crítica, agravada pelo peso da rede que se arrastava no mar, podendo tombar a embarcação, o que levou os pescadores decidirem a descartá-la.

Quando se preparavam para cortar as amarras, repentinamente, a tempestade amainou, o céu clareou, as ondas diminuíram e o mar se aquietou.

Agradecendo a Santa por ter atendido seus pedidos e orações, os pescadores, finalmente, começaram a puxar a rede de arrastão, impressionados com a calmaria e o volume de peixe.

Era peixe a dar com o “pau”, era peixe como nunca se tinha visto, o que levou os pescadores a redobrar os agradecimentos a Santa.

Ao final, quando levantaram o final da rede para a embarcação, notaram que em seu fundo havia um objeto grande e pesado...

ERA A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO AMPARO.

A partir daquele dia, Padroeira de Barra de Maricá.

ViniciusSanches
Enviado por ViniciusSanches em 11/11/2008
Reeditado em 24/02/2023
Código do texto: T1278098
Classificação de conteúdo: seguro