Guerreiros,Vencedores

O despertador da família era a televisão,qual liga automaticamente as 6 horas da manhã.A mulher acorda ainda sonolenta,por mal dormir naquela noite acabada.Casturina já estava acostumada com aquela rotina,adormecia uma hora da manhã,depois de uma longa jornada de trabalho.Levantava da cama,esfregando os olhos tentando enxergar melhor,

em meio a escuridão,as janelas de madeira evitavam a luz do amanhecer.

Acende a única luz existente naquela pequena casa,ela mora em um cubículo contido nele cozinha e quarto.Na pequenina casa abriga 5 pessoas da família.Com esforço tenta não fazer barulho,o resto da família dormem tranquilamente.

Casturina pega no trabalho as oito horas,mas tem que deixar almoço pronto,uma rápida organização na casa e separar roupas dos três filhos e esposo.Todos deixam o lar na parte da manhã.Ela e seu marido vão trabalhar.O filho mais velho leva o menor para a creche.O filho do meio

vai para a escola.

Rafael é o filho mais velho,Eduardo é o filho do meio e o caçulinha tem por nome Luiz.Depois de levar o irmãozinho na creche,Rafael volta para a casa,e fica a manhã colado na televisão,já que estuda a noite,com seus 13 anos é um menino lutador,com muita coragem,desde os 11 anos,ainda uma criança, rafael,fazia essa rotina todo santo dia,pontual levava e buscava o irmão pequeno sem reclamar.Uma sena que enchia de orgulho os pais,ele colocava o irmão a cavalo na cintura sob o braço,vergando assim seu pequeno corpo,deixando rafael menor do que aprentava.

Eduardo era levado, mas amoroso idem aos irmãos e os três bem amados.Esse menino deu trabalho para dona casturina fugia da escola e da creche.O menino pulava o muro fugindo para a casa,onde passava a tarde sozinho.Levava bronca da mãe e do pai por traquinar.Culpada por não ter tempo aos filhos dona Casturina,por muitas vezes chorou em seu quarto,e orou por uma vida melhor,com mais conforto a sua família.A casa onde moravam era pequena,contando com duas peças sem banheiro.O banho da família era improvisado por uma granade bacia.

A vida era dura e muito problemas sem solução no momento,mas havia paz e amor naquele pequeno lar.Seu Jonas e dona Casturina trabalhavam dia a dia para sustentar a casa,mantinham sempre a disciplina dos filhos.O casal por várias vezes foram dormir sem jantar para alimentar os seus.Ao olhar aquela família com situação precária,ninguém dizia que por trás havia, uma cumplicidade de luta com garra pela felicidade.Além da falta de dinheiro e conforto,havia algo pior o vício alcólico do seu Jonas,ele tinha por costume frequentar os botecos da cidade,ora bebia lá,ou trazia a cachaça para a casa.No seu embriagar o homem não era agressivo,e sim contente com a vida que levava.A família lutou muito contra esse mal,o vício,que felismente depois de anos,o Pai se curou.

Enfim,a falta de dinheiro ou um vício qualquer,não é desculpa para,um filho tornar_se ladrão,bandido ou assassino.

Basta ter Deus no coração e muita oração.

Rafael,Eduardo e Luiz:

Hoje são o orgulho da família,honestos,educados e trabalhadores.

Os amigos dessa família,que presenciaram essa vida sofrida elogiam,

pais e filhos.Pois apesar de tudo o que passaram,no lar sempre reinou paz e amor.