Farofa fá!
"A farinha foi criada e é amplamente utilizada por alguns pela sua enorme propriedade inflacionária, ou seja ela ela preenche o vazio do ser, com um pouco de água o sujeito fica firme por longas horas"
Num lugar distante, ali perto do Ceará... duas pessoas estavam conversando sobre a criação do mundo. Os tempos eram difíceis, alguns estavam vindo pra cá (Acre) trabalhar nos seringais. Outros continuaram arriscando suas vidas e de seus 30 filhos, era normal ter essa quantidade na época. A fome era tanta que as pessoas não tinham mais criatividade para inventar receitas com os ingredientes básicos de uma casa nordestina, o principal deles: A farinha de mandioca! (na verdade nem sei se é)
Como sempre, em qualquer lugar, em qualquer época... havia um menino pobre que sempre fora discriminado por ser diferente dos demais, a cabeça dele era pequena. Sua mãe sofria, pq o marido não aguentou as brincadeiras de não ser o provável pai do garoto e saiu de casa, nunca mais foi visto por aquelas terras. Um dia o pobre, inteligente e anti-social garotinho (como sempre) estava observando as coisas ao seu redor, tentando achar uma solução, uma resposta para todo aquele sofrer. Claro que não girava em torno de saber quem de fato era seu pai, ou sobre as piadas que sempre tinha que aguentar... mas apenas numa coisa, no que eles comeriam naquele dia... já estava cansado da farinha com água de todos os dias. Ele queria experimentar algo novo "ah, uma carninha seca naquela hora".
Foí aí que o cabecinha (o chamavam assim), ao passar perto de um ninho de calangos (calangos fazem ninhos?) se não, lá no hiper-árido faziam. Teve uma idéia genial, tão genial que sentiu náuseas (afinal era mt difícil pensar e fazer a barriga roncar). Ele acabara de criar um prato exótico. A farofa de ovo... feita com mt esmero, farinha d'água, ovos de calango, banha de porco e sal. O garotinho da pequena cabeça, fez fama naquelas bandas e hj seu prato é conhecido por todos que querem algo prático e saboroso. Com a dificuldade de conseguir ovos de calango a iguaria foi aprimorada e agora é feita com ovos de galinha. Basicamente.
Ontem, após um desejo intenso de comer uma farofinha...após recordar essa magnífica história, senti-me estimulada a preparar com todos os cuidados de uma culinarista . Peguei 2 ovos e me dirigi ao fogão. Era tudo tão especial, eu estava prestes a degustar uma das coisas mais sensacionais inventada pelo homem. A farofa de ovo. Fiz tudo como manda o figurino, aqueci a margarina, um fiozinho de azeite, os dois ovos, o sal, a linhaça e por final a farinha de mandioca (a mais famosa do mundo, de Cruzeiro do Sul).
Estranhando alguns ingredientes? azeite, linhaça... é eles não faziam parte até ontem... afinal eu posso não estar bem por fora, mas por dentro está tudo funcionando direitinho, e a linhaça faz uma limpeza ( se é que me entende) no intestino... resultado, comi, me empanturrei de farofa, mas não estou embuchada. Para sempre em nossos corações Cabecinha.
nem preciso dizer que boa parte disso é invenção, mas ponha linhaça em tudo... além de não alterar o sabor do alimento faz um bem danado.