Ex joguinho, ex patê e ex amigos

Vandira, jovem bonita, alegre e simpática, sempre teve o dom de fazer e conservar amigos. Aos vinte e dois anos casou-se com um jovem e promissor funcionário público e em pouco tempo estavam residindo em quadra nobre da Capital da República. E Vandira e Willison, o marido, recebiam em sua casa os velhos e novos amigos, sempre, é claro, em horários que não lhes mudassem o hábito de dormir cedo. (Se morassem na roça, eles acordariam o galo). Qualquer coisa além de 20:30 era bocejo, na certa. Pois num sábado um casal de amigos de tempos de escola apareceu de surpresa para uma visitinha rápida. A surpresa não era problema, pois eles já estavam craques na arte de serem surpreendidos. Surpresa de verdade foi o baralho sacado da bolsa pela amiga que atendia pelo sugestivo nome de Serena. - Um joguinho de buraco pra espantar o tédio? e sem esperar resposta puxou da maleta, digo, da bolsa, uma toalha verde, de feltro, dessas de cassino. Vandira e Wilison olharam ao mesmo tempo para o relógio da sala. 17:15. Toparam. Afinal, seria rápido, apenas para espantar o tédio. E começou animado o joguinho amigo. Vandira e Wilison se divertindo, e Serena e seu marido, jogando à vera, compenetrados 18:25 e ninguém fez nem 1500 pontos, metade do combinado para o final da joguinho. Serena pensava devagar e seu marido, compreensivo, sorria, amoroso. Pausa para o xixi diz Serena, soltando um risinho frouxo e contagiante. - Todo mundo põe as cartas na mesa, ninguém mexe.... 15 minutos de banheiro,- deve ser xixi encravado -. Enfim, de volta para o jogo. Engano. Para a cozinha, afinal, jogo dá fome. Humberto elogia o famoso patê que só Wilison sabe fazer. E lá vai Wilison para a cozinha, as costas queimando pelos olhos fuzilantes de Vandira. Finalmente, 28 minutos e 17 segundos depois recomeça o joguinho amigável. A dupla inimiga - a essa altura do campeonato, digo, da hora, qualquer um é inimigo - já estava com 2450 pontos. Está perto de acabar. Foi aí que Wilison, distraido bateu. - bateu e comemorou -. Bateu Wil? - perguntou Vandira estupefata - mas eles nem desceram o jogo deles ainda. Assim eles vão pro buraco, não seja deselegante - e burro, pensou - . Wilison só se tocou da burrada quando viu o ódio estampado nos olhos de Vandira....e quando Vandira odeia!!!!!. 20:36, Vandira resolve apelar, e, já de pé, caminhando de um lado para o outro, descaradamente descarta um coringa. Nunca foi tão sacaneada em sua vida; mas é por uma causa nobre e Vandira dá um sorriso travado, segurando o bocejo, so com o canto direito da boca, pois o esquerdo já está dormindo faz tempo. Humberto está compenetrado, sério....pressentimento?Não, isso é coisa de mulher e a dele estava muito à vontade. 21:13:11. Vandira não segura um bocejo há muito represado. Humberto percebe e faz um gracejo - Melhor terminar o jogo semana que vem, a dona da casa quer dormir. - Issoooo!!! - A palavra, digo, grito, saiu irreprimível da boca de Vandira. As visitas se foram e nunca mais voltaram, nem para buscar o baralho e a toalha de feltro verde. Ahh !! o famoso patê de Wilison saiu do cardápio para sempre.

Vander Dunguel
Enviado por Vander Dunguel em 16/09/2008
Código do texto: T1181675
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.