O Quarto ensinamento.

Um árabe procurava ensinamento e foi ter com um mestre nômade. Chegando lá, quando recebido, o mestre disse:

_ Pergunte três coisas apenas e receberá quatro ensinamentos.

_Habi_ disse o árabe_ O que é a paciência?

O nômade estava sentado sobre um tapete e sentado permaneceu.

O árabe jovem perguntou novamente e só então o mestre respondeu:

_ Paciência é aguardar que uma semente colocada na terra germine e torne-se uma planta.

O árabe jovem ponderou a afirmação e aceitou.

Fez a segunda pergunta:

_ Então me diga. O que é tolice?

Ao que o mestre prontamente respondeu:

_ Tolice é esperar com resignação, que nasça uma planta onde não existe semente alguma.

Após responder, o mestre errante alertou:

_Você ainda pode fazer uma pergunta, use-a com sabedoria.

O jovem parou um momento e perguntou pela terceira vez:

_ O que tudo isso quer dizer?

_ Isso significa que você será sábio se usar a paciência para aguardar que as obras de suas mãos dêem fruto. E será tolo se esperar fruto sem pôr suas mãos e sua inteligência em ação.

Relativamente satisfeito o jovem já se estava retirando quando disse:

_ Eu gostaria de fazer mais perguntas, mas o senhor disse que eu faria apenas três.

O mestre nômade respondeu:

_ O quarto ensinamento consiste em perceber que por mais que o homem queira, nunca vai conseguir fazer todas as perguntas.

Luiz Cézar da Silva
Enviado por Luiz Cézar da Silva em 19/07/2008
Código do texto: T1087638
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.