Minha velha, ou nova avó!

Entrou na igreja, devagar... Sentou e ficaram ali alguns instantes olhando... Tudo bem, como alguém se despede de alguma coisa preciosa?

Vó! Precisamos seguir, estão todos esperando,sorriu pra mim, disse espere mais um pouco minha filha, só mais um pouco.

Ela ficou mais uns instantes e caminhou até aonde seguia o funeral. Pegou uma rosa beijou e disse: Segue... Vá em frente, preciso ainda verificar mais umas coisas, mas eu apanho você pelo caminho.

Hoje eu entendo o que quis dizer, mas na época era só uma menina,

Vovó seguiu em direção da rua, e ninguém a segurou... Foi se embora... algumas vezes ouviam dizer que ela estava viajando, outras pintando, outras cantando... Outras ajudando alguém... Eu escutei tantas histórias bacanas, desde acampamentos, até outros que nem acredito.

Minha vó era uma senhora caseira, viveu a vida toda para o trabalho, marido e filhos, na verdade acho que nunca viveu... o que queria.

Um dia cheguei a casa, vi minha mãe chorando, pensei pronto, morreu mais alguém, que coisa... Mas as lágrimas não eram por isso, era que soubera que minha vó tinha seguido tal pessoal pra atravessar o oceano de navio, (cruzeiro) uns dias no mar, mamãe estava com medo de ela não agüentar.

Acho que ela que não agüentava mais foi àquela vida de prisão que viveu ao lado da família.

Ela ficou nessa de ir e vir, fugir, recorda até meus quinze anos que ela chegou toda alegre com um senhorzinho todo fofo na festa, lembro da cara do meu pai até hoje... Como se falasse na testa... Que velha safada! Moralista.

Eu fiquei feliz dela aparecer, apesar de saber que não era por isso que viesse, mas por que precisava de dinheiro e no mínimo iria vender mais alguma coisa, e claras mais brigas, mais... Tudo naquela família.

Nesse dia, vovó disse outra coisa que jamais irei esquecer,

Não vá esperar ficar sem jogo de cintura como eu pra viver heim menina, sorriu e saiu...

Foi à última vez que falei com ela.

Ela foi encontrada dormindo um sono eterno em um jardim cheio de rosas como sempre gostou em uma casinha na beira de um lago perto de uma cidade onde ela sempre brigou com meu avô pra morar.

Faleceu tão cheia de vida...

E com certeza já encontrou com meu velho avô pelo caminho!