Eu vou invadir a sua praia !

 

 Todo mundo sabe porque os Estados Unidos invadiram o Iraque. A desculpa foi destruir armas químicas de Sadam Hussein. Mas a mentira veio à tona e agora sabemos a verdade. O interesse era roubar os seus ricos campos de petróleo.

 

Mas, a fome de combustível do povo americano é insaciável. Uma sociedade com mais de 250 milhões de pessoas e que recebe incentivo do governo para gastar cada vez mais. Assim, os campos de petróleo do Iraque não serão suficientes.

 

Por outro lado, o preço do barril de petróleo não para de subir. Você sabe qual é o preço de custo de produção de um barril de petróleo ? Custa dez dólares cada. E o preço de venda no mercado mundial, hoje, já está acima de US$120,00 a unidade. Um perigo para os países que consomem mais petróleo do que produzem.

 

Mas, o que o Brasil tem a ver com isto ? O Brasil atingiu a alto suficiência em petróleo, tem reservas fantásticas, é especialista em águas profundas, as grandes refinarias ficam junto ao litoral, fica perto dos Estados Unidos e não tem forças armadas.

 

Caso o cenário internacional continue desta forma e a inflação americana destruindo o moral daquele povo, não tenho a menor dúvida em afirmar que nos próximos 15 anos os Estados Unidos tomarão à força, na mão grande, as nossas bacias petrolíferas.

 

Os políticos brasileiros sofrem de miopia, não sabem o que é planejamento e muito menos o que significa desenvolvimento estratégico. Eles só se interessam por corrupção e desvio de dinheiro público. Nosso investimento em segurança nacional é zero. Nosso investimento nas Forças Armadas é ridículo.

 

Hugo Chavez, na Venezuela, é um ditador megalomaníaco, mas está se armando até os dentes porque sabe do que os americanos são capazes. Para que o exército americano vai se desgastar numa briga com Chavez se pode tomar o petróleo brasileiro sem dar um tiro sequer ?

 

O ser humano é masoquista, não aprende com a história. Só aprende com o sofrimento. A história nos mostra como fatos semelhantes terminaram ao longo dos últimos 5.000 anos. Só não enxerga quem não quer ou não tem competência para isto.

 

Quem viver verá ! E certamente irá chorar muito.

 

 

Leandro Cunha

13.05.2008