Evolução - Para Sônia

Para Sônia

Só li tua mensagem agora e, acredito que não foi por acaso... Hj quando caminhava de manhãzinha estava pensando em escrever algo sobre “evolução”, pensei num conto e cheguei a formatar, ainda andando, um embrião da estória. Chegando aqui, esqueci totalmente o assunto. Agora, olhando os mails ainda não abertos, deparei-me com o teu e, para minha surpresa ele fala sobre a mesma coisa, do meu ponto de vista, por isto, o acaso, não perdeu-se em um ocaso... reforça a necessidade de que eu registre de fato o que pensei logo pela manhã.

Não sei ainda, se o conto vai se tornar uma narrativa, o importante, e o que eu quero registrar agora especialmente para você, é que...

A evolução é uma necessidade do Homem, individualmente, reproduzida por meio dele próprio na sociedade em que ele vive. Num contexto amplo, a evolução é uma necessidade empírica do próprio cosmos, mas neste momento vou me prender apenas à evolução do Homem.

Muito tenho ouvido falar sobre isto e, muito tenho lido. Cheguei à conclusão, que de fato a necessidade de evolução no ser humano é latente, no entanto, este potencial é tão pessoal, é tão individual e encontra-se tão ligada a personalidade de cada um de nós e ao nosso tempo no amadurecimento na vida, que alguns de nós, nasce, vive e morre sem a consciência dela... não que deixemos de evoluir, mas, não vivenciamos nossa evolução.

A mudança de comportamento, consciente ou não, por exemplo, é uma forma de evolução. A questão é o “porque” mudamos nosso comportamento. Na minha concepção, se mudamos o caminho apenas porque existe uma adversidade que nos impede de segui-lo, chegando ou não, ao destino, evoluímos por mero acaso. Se traçamos o caminho a percorrer e tomamos a decisão de mudar o destino por um ato de consciência, mesmo que por motivo da adversidade no meio da estrada e ainda, mesmo não chegando ao destino, evoluímos... evoluímos por decisão própria, pq mudamos nosso comportamento, pq percebemos onde precisávamos sermos melhores. Claro, que todos nós temos um percentual de cada “porque” da nossa evolução, numa determinada área ou momento da nossa vida.

Posso estar variando, riso... mas é o que penso.

Ótimo final de semana e ótimo dia das mães pra vc.

....

P.S. Do pouco que conheço de tua história de vida, minha amiga, acredito que tu tens evoluído num percentual maior dentro do “por escolha” do que do “por acaso”... mostra disto é que me permitiu vivenciar minha tagarelice neste pequeno texto e, por escolha, tem partilhado momentos e mensagens tão lindas com aqueles por quem tens apreço, como eu, que agradeço sinceramente o carinho. Bjoka.

Lúcia Siqueira