Carta ao poeta GONÇALVES REIS

Ao GONÇALVES REIS – amigo apesar do mar…

Lisboa, 4 de Maio de 2008.

Grande poeta, pensador e amigo Gonçalves:

Deste lado o tempo anda ao contrário. Hemisfério Norte, desnorteado. Portugal desenraizado. Temos tudo e nada nos basta. O que sobra e rejeitamos seria o tanto que falta do outro lado. O ensino piora; cultura, valores e respeito borda fora.

Desse lado há o sol, o calor, no ar e nas gentes. Invejo-vos!

O Tusta!!! Pessoa fantástica! Tenho saudades! Em pouco tempo ele conseguiu unir ao seu redor um mundo! Os textos dele são obras de arte valiosas. Um segredo: estão no www.letrasdispersas.com sob o nick TOSTÃO.

Tenho uma grande atracção pela cultura do Brasil, pelo país e suas gentes. E foi o Tusta que me mostrou o caminho.

Daí até Cecília Meireles, Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Vinícius de Moraes foi um pequeno passo, mas um passo de gigante na minha vontade de escrever.

Não posso deixar de falar nos poetas portugueses que no momento me impulsionam como Ary dos Santos, António Gedeão…mas reconheço que se escrevo é sobretudo pelo incentivo de muitas pessoas comuns, como eu que, quase poetas quase anónimos nos aventuramos de tentativa em erro, vamos errando, melhorando, criando e acertando…O caminho é longo, mas é ele que nos faz ou desfaz…Importa seguir em frente e não desistir…E, para tanto, nesta caminhada, é bom e é uma honra ter amigos como tu…

Vamos indo…

Até breve e um grande abraço do tamanho do mar que nos une.

Zelda (Conceição)