ACERCA DE VERSOS COM POESIA

"BRASILIS

ALINE ROMARIZ

Somos todos índios

caboclos,mulatos,

negros...

Vivemos nos Pampas,

na caatinga,na restinga,

no cerrado...

Estamos no mesmo barco!

Num "navio negreiro"

camuflado;

Navegando Chicos,

Tiêtes,negros...

Somos filhos de um só Brasil,

que são tantos!

Irmãos das Raparigas (ou Marquesas?)

do porto de Santos...

Somos todos pajés,caciques,

curumins insanos...

Somos tantos!

Tocando a vida;

escondendo o pranto...

Vivemos todos "sob o mesmo céu"

de uma terra linda, de "um pau de tinta"

chamado BRASIL!"

Querida Aline, poetamiga!

Interessante o poema. De um temário muito oportuno (afinal estamos em abril) e meticulosamente bem lavrado... Um apanhado histórico e sociológico de difícil concepção em poética. Enfim uma bela obra.

Acabo de arquivar o poema BRASILIS em meus arquivos implacáveis. É uma obra de temática ardorosa de brasilidade, bem diferenciada do comum habitante do universo feminino.

Em verdade Pátria é útero paridor. Mas nesta obra o decantado Brasil é másculo em suas tintas. Os vocábulos trajam a virilidade do sempre Amado...

Peço licença pra publicar o “Brasilis” no mais importante jornal literário daqui do Sul: o RS LETRAS. Manda-me uma autorização com a liberação de direitos autorais e de publicação sem ônus para o editor, acaso aceites, OK? Parabéns.

Para quem está acostumado a ter de se conformar com o lirismo amoroso e subjetivo dos "recadinhos de amor", confundindo estes com a eterna Poesia, meu coração e cuca ficam a pensar que nem tudo está perdido.

É sinal que alguém ainda sabe o que são versos com POESIA. Sim, porque o usual é que ninguém se preocupe com o que quer dizer, o que encerra este gênero literário. E se fortaleça na desculpa de que é somente uma necessidade de “expressar-se”, de abrir um canal de comunicação com o mundo.

Sim, porque o lugar comum entre os escribas novatos e novos é a ocorrência de versos SEM POESIA... Principalmente o rol de publicações que aparecem na NET. Versos, meros versos de experimentação e busca...

Por vezes, alguns conseguem chegar ao embrionário, em poesia, mas não passam disto. Faltam linguagem e rítmica poéticas quase sempre. E a metáfora, rainha do vestuário poético, é convidada que não comparece...

Já estava com muita saudade de ti! Estás ainda morando em Campinas ou já te foste de volta para Maceió? Tua irmã é membro titular na Academia Alagoana de Letras, não é?

Como vão os amigos do Centro Cultural Anti Matéria? Continuas trabalhando na instituição?

Tens alguma notícia da Casa do Poeta de Campinas? Gostaria que mandasses algumas novidades aqui para o Sul.

Não tenho viajado e não tenho previsão de ida a São Paulo, a não ser que realizes algo em nível nacional por aí... Quer tal a sugestão?

Fico sempre muito feliz quando os meus irmãos na luta pela Poesia apresentam versos sábios e que propiciem o encantamento.

Bem, verdade é que os alumbramentos são raros. Por isto mesmo é que nos aproveitamos e nos encorajamos a falar publicamente sobre coisas quase que proscritas aos olhos dos que desejam vir a ser, mercê dos desejos e afincos – poetas.

É para estes - os comprometidos - que escrevo minhas loucurinhas críticas. É bom caminhar de mãos dadas com a pesquisa e o estudo. Quem intui, pode um dia vir a ser...

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 /2008.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/953081