Éramos Puros e sós?

Éramos Puros e Sós?

Não éramos sós. Egoisticamente, excluíamos aqueles que faziam parte de nosso espaço, por nossa escolha. Cada um encontrava razões de sobra para isso. O desgaste do tempo, diferenças de opiniões, como se, partindo para outros relacionamentos, no seu devido tempo, a mesma situação não se repetiria.

Não éramos puros. Pensávamos ser. Puros somos hoje. Mais que antes, por termos noção do quanto erramos em nossa caminhada. Assumindo nossos defeitos, procurando melhorarmo-nos em nossas atitudes e pensamentos.

Provavelmente estejamos menos sós que antes, por termos assumido nosso lado ermitão, convivendo com as mesmas pessoas excluídas antes, mas incluindo-as, de vez em quando, porque, uma vez criado laços familiares, esses não se acabam pela nossa simples vontade.

Sentimo-nos menos puros talvez, por aceitarmos situações que antes nos pareciam inaceitáveis. Mas isso é crescimento. Tornamo-nos mais tolerantes, menos implicantes, abrimo-nos, ou melhor, abrimos nosso espaço para aqueles que pensávamos sobrar.

Miro o horizonte. A estrada continua. Não sei o que nela me aguarda. Curto minha casa nova, sozinha, mas não solitária. Meus olhos continuam sorrindo, pelas descobertas que fiz, pela vida que se renova à cada dia.

Diminuí consideravelmente meu círculo de relações, tanto reais, como virtuais. Ter uma longa lista de amigos, não garante um ombro amigo, quando a tristeza, as incertezas nos visitam.

Coloquei cada espaço no seu devido espaço. Vivo melhor. Já não tenho sonhos, nem possíveis, tampouco os impossíveis. Dos possíveis, realizei alguns e isso me faz feliz.

De alguns meses para cá, tenho refletido muito sobre tudo isso que fez parte da minha vida e vejo que aprendi muito. Sobre mim. Principalmente, passei a ver nos defeitos que apontava nos outros, os meus, escondidos.

Tenho tempo para começar a corrigi-los. Sem soberba, sem pensar que chegarei à perfeição.

Por essas e outras, meu amigo, olho para trás com alegria, com gratidão por ter tido a oportunidade de conhecer-te e a tantos outros amigos, que deixaram alguma marca, positiva. (01/03/2008)