Notas sobre a obra do poeta Edson Gonçalves Ferreira escritas por escritores famosos sobre o poeta
1
"É este, sem dúvida, o Edson, reencontrado quase dez anos após os primeiros poemas publicados em DIADORIM, cheios de expectativa, coloridos do maduro verde da natureza poética. Este verde agora batido de sol, cristalizado em aragem e cerne. Parabéns e boa viagem pelo caminho que você mesmo delineou e está abrindo, Edson."
Palavras do escritor Lázaro Barreto que, inclusive, foi o editor do suplemento literário DIADORIM, elogiado pela intelectualidade brasileira onde Adélia Prado, Osvaldo André de Melo, Edson Gonçalves Ferreira, entre outros publicavam seus trabalhos. As palavras entre aspas, referem-se ao livro Batido de Sol, de Edson Gonçalves Ferreira, publicado em 1980.
2
"Agora, chegou às minhas mãos O cavalo-de-couro e pau" que li com muito interesse. Os pequenos poemas de Capítulos são muito bons."
Palavras do escritor Jorge Amado, enviadas em 22.03.77, sobre o livro O cavalo-de-couro e pau de Edson Gonçalves Ferreira, publicado em 1977.
3
"Batido de Sol, como tudo que é seu, traz a marca da sua sensibildade, da sua capacidade de criar a Beleza."
Escritora Maria Helena Cardoso sobre o livro Batido de Sol, de Edson Gonçalves Ferreira, publicado em 1980.
4
"Apreciei devidamente o lado humano de seus poemas."
Poeta Carlos Drummond de Andrade, em 25.11.1980, referindo-se à obra de Edson Gonçalves Ferreira
5
"... você refletiu exatamente como um poeta que já descobriu o caminho da maturidade e quer adentrar em sua crianção uma linguagem que exprima o teor implícito na vivência do homem."
Palavras do poeta Márcio Almeida sobre POEDSANA, o primeiro livro de Edson Gonçalves Ferreira, publicado em 1972.