Cairo Poeta Pereira

Poá, 17 de abril de 2025.

Esta carta, meu caro amigo, não terá papas na língua. Acredito que você me entenderá, no momento oportuno, e me dará razão.

Como você consegue ser idiota o suficiente para se apegar tanto àquilo que sente, ficar preso nisso e não ver os sinais ao redor? O que quero lhe dizer com isso, seu burro? Vou lhe dar um texto e um exemplo básicos:

_Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?_

_Jeremias 17:9_

Isso quer dizer que você pode estar completamente errado, inclusive dentro de si mesmo. Agora, o exemplo:

Você está casado, ama sua esposa e ela o trai. Você não aceita a perfídia e rompe com o relacionamento. Afinal, seu eu másculo diz que ela é uma mulher libidinosa — como de fato é mesmo! Isso não anula o amor que sente por ela, concorda? Mas qual foi a sua decisão? O rompimento. Nisso, a sua decisão vai contra o que sente, por conta da sua razão.

E por que você acha que a mulher não pode fazer a mesma coisa em relação à sua pessoa, quando vê, de alguma forma, que seus defeitos não superam suas qualidades, e que, por esse motivo, decide não amá-lo mais, rompendo de uma vez o que vocês têm?

Pensa um pouco!

Quando você era casado e dava um tapinha na bunda da sua esposa enquanto ela lavava a louça, ou quando chegava por trás e dava aquela cochada amorosa, segurando na cintura de pilão e nos seios firmes e joviais, beijando o pescoço com aquela cafungada marota... Você se lembra de que isso era uma demonstração de um afeto puro e jesuíno? Lembra-se de que você trabalhava, gastava todo o seu salário dentro de casa e, às vezes, deixava de comprar coisas para si, para comprar o necessário — e luxo possível — para sua esposa e filho? Isso é o que chamamos de atitude!

Ou seja, você quer que ela — essa pessoa que despreza os pequenos carinhos e afetos diários — faça o mesmo, mesmo que ainda não o saiba! Você quer receber uma mensagem de "bom dia", "boa tarde", "boa noite," "amor, estou com saudade"... Ou, simplesmente, "pensei em você hoje e fiquei com saudade".

Contudo, isso não é nada se não houver prova! Quero dizer: se ela não lhe provar fisicamente o que disse — ou seja, pessoalmente, nas nuances de atos e gestos carinhosos.

Então, por que você fica como um idiota, absorto em devaneios de amor, se o mesmo é mais abstrato nas ações dela do que no seu próprio coração? Arranque essas amarras e viva, porque há mulheres maravilhosas, companheiras e dispostas a lhe dar aquilo que você almeja.

O nosso tempo, meu amigo, é como o da erva que passa e é soprado pelo vento, para o perdermos numa expectativa frustrada — de dia após dia — sem o equilíbrio necessário entre o amor, a paixão, a química e a filosofia que abrange um casamento. Tome logo a sua decisão, porque eu lhe espero daqui a um decênio, e espero que esteja feliz, primeiramente consigo.

Seu melhor amigo, dos tempos ruins e bons,

Cairo Pereira

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 17/04/2025
Código do texto: T8311879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.