A MUDANÇA QUE SEU CASAMENTO PRECISA COMEÇA DENTRO DE VOCÊ
Você precisa mudar, você precisa ser diferente...um das frases mais faladas quando se trata de casal.
Mesmo quando o divórcio já é uma realidade aos dois essa frase continua ali presente. A mudança do outro é sempre o que parece pesar mais.
Há casais que a restauração ficaria muito mais equilibrada do que separar e recomeçar. Esses casais não conseguem mais sentar e se ouvirem. Cada um quer falar o que não agrada, ao invés de ouvirem o que os uniu.
As feridas feitas ao longo dos anos foram sendo tapadas por histórias, compromissos e vergonha. Até que ela satura e não há mais nada que possa cobrir.
Um dia a ferida explode. A esposa cansa de um homem rude, duro de lingua, sem amor e carinho, mas gente boa lá fora. O marido cansa de ficar em segundo lugar.
São histórias que poderiam mudar se cada um conseguisse ouvir sua própria voz. E seguem dizendo que o outro precisa mudar.
O que nós no meio da turbulência chamada divórcio esquecemos é que a mudança que nós precisamos não está no outro, está dentro de mim. Eu preciso mudar o rumo da minha vida. Eu preciso mudar a forma que me relaciono com quem eu digo amar.
Não adianta o outro mudar, se eu continuo o mesmo. E essa mudança não vem de um dia para o outro. Ela é relacional. Chega quando consigo entender que relações depende de dois. De andarem juntos no propósito e com uma vontade enorme de fazer dar certo.
Não recaia sua mudança na religião, vai se surpreender quando descobrir que só mudou o foco, não seu comportamento. Não escute apenas quem está de fora, costuma ter um lado de prioridade.
Se tem fé busque sim nela ajuda, se tem amigos, conselheiros os escute. Mas sua prioridade, sua fé e conselhos fevem serem primeiro para ouvir a voz de quem você quer relacionar.
Se quer restauração primeiro use seu ouvido e deixe chegar ao seu coração. Escute sua própria voz e faça você a primeira diferente. Ouvir, escutar e relacionar é o que você precisa melhorar.
Leticiapsicanalista@gmail.com