"Malucos": cuidado, querem a reditadura...
"0 novo agora", além do conflito do pai de idade avançada, faz análise política contextual antibolsonarista. Desmistifica as pretensões politiqueiras. Importa refletir sobre a existência e rever o roteiro existencial. " 0 novo agora é a brilhante sequência de Feliz ano velho e Ainda estou aqui. Nele, Marcelo Rubens Paiva intercala memórias e acontecimentos familiares para construir uma narrativa envolvente e íntima sobre a paternidade. E recria, com sensibilidade, um momento desafiador da história recente do país." --- Fonte: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788556522672/o-novo-agora?srsltid=AfmBOooQllmG3-G8OvZnj7FCd0korP-66f0Mg2wZVglq6IVIMA98e9qf ----
Um poema com a cara de 1º de abril – e do governo Bolsonaro
Em 1980, nos estertores do criminoso regime militar no Brasil, o poeta mineiro Affonso Romano de Sant’Anna escreveu os versos de A Implosão da Mentira. O poema já começa em tom de denúncia:
“Mentiram-me. Mentiram-me ontem / e hoje mentem novamente. Mentem / de corpo e alma, completamente. / E mentem de maneira tão pungente / que acho que mentem sinceramente”. Neste 1º de Abril, Dia da Mentira – o primeiro sob o governo Bolsonaro –, não há poema que descreva melhor os atuais líderes do País.