FLÁVIA:
"(...) um dia todos nós vamos. E a gente precisa estar preparado.".
EU:
Não, não é bem assim. Um dia todos nós vamos, mas algumas coisas podemos evitar, né? Por que não evitar? Aqui em Parauapebas, muita gente ainda dirige sem habilitação, sem pensar na segurança. Muitas pessoas acham que segurança é banalidade. Mas não é. As pessoas precisam ter consciência de que não dá para levar quatro, cinco pessoas em uma moto. Não dá para andar de carro sem cinto de segurança. Não dá para sair com um caminhão ou ônibus sem verificar freios e faróis. A gente tem que entender que não é só sobre o destino final, mas como chegamos lá. Que não seja por imprudência, por algo que poderíamos evitar.
Sempre digo: antes de sair de casa, pergunte-se: "Será que eu realmente preciso ir?" Às vezes, sentimos algo dizendo para não irmos, mas alguém insiste, e acabamos cedendo. E, quando acontece algo, fica aquele sentimento de que podíamos ter evitado. Acredito que existem forças que nos protegem, que tentam nos guiar. Precisamos ouvi-las e colocar nossa vida em primeiro lugar.
Independentemente de como alguém partiu, o importante é acreditar que foi sem dor. Quando algo é muito brusco, a adrenalina do corpo é tão grande que a dor desaparece. Eu já passei por isso. Após uma cirurgia, tive uma queda e precisei de seis bolsas de sangue. Eu me via ali, cercada de sangue, mas não doía. Isso me fez acreditar que, em momentos extremos, a dor não nos alcança.
Perder alguém é sempre difícil, mas precisamos acreditar em algo além desta vida. Depois que perdi meu pai e minha irmã, precisei crer que há uma continuidade. Não consigo aceitar que nascemos, passamos por tudo isso e simplesmente acaba. A forma como vivemos e como partimos tem a ver com quem somos e com as escolhas que fazemos.
Por isso, perdoe. Perdoe quem precisa ser perdoado, mesmo que essa pessoa não te queira por perto, ou mesmo que você não a queira por perto. O perdão é para você, não para o outro. Não sabemos o que o outro pensa ou sente, só sabemos de nós mesmos. Por isso, coloque-se em primeiro lugar. Cuide da sua saúde, da sua segurança, porque isso inspira quem está ao seu redor a fazer o mesmo.
Lembre-se: você é uma pessoa preciosa, importante e valorosa. Seu sorriso tem o poder de iluminar. Continue sorrindo, mesmo para quem te olha de forma atravessada ou não acredita em você. As pessoas que convivem com você sabem da sua importância. E, mesmo aquelas que não estão mais no seu caminho, em algum momento você fez bem para elas. Acredite nisso.
Hoje, você está vivo, respirando, e precisa se sentir bem. Seja grato por quem cruzou o seu caminho, mesmo que agora estejam distantes. O bem que você fez a elas também reflete em você. Você tem valor, tem força. Cuide de si, ouça sua intuição, perdoe, viva com propósito.
Um beijo.