Te amo sem saber amar
Te amo sabia? Eu não sei se te amo porque temos uma história juntos, e se diante dessas memórias, o vinculo contigo é fortalecido, ou se o vínculo existe, e a história surge a partir dele, fortalecendo meu amor por você.
Mas sei que o amor se diferencia bem pouco da paixão. Mas a paixão costuma ter data de validade, e o amor, essa estranha força sentimental que se traduz pelo nosso desejo espelhado no outro, costuma ser visto com pureza, com inocência, dotado de uma certa ingenuidade que é verdadeira pelo 'não saber'.
Não sabemos por que amamos, e quando tentamos traduzir isso, conseguimos no máximo lançar mão de alguns adjetivos que tem por objetivo descrever o objeto de desejo, e não o sentimento que liga o amante ao desejado.
Sei que à medida que o tempo passa, esse amor perde a ansiedade quase paranóide que acompanha os primeiros anos. Maduro, o amor passa a ser porto-seguro, a não mais disputar espaço com a insegurança, com o medo de perder e com o ciúmes do não-conhecido. Vale salientar essa característica da insegurança: ela sempre se dá pelo infamiliar, por aquilo que não conhecemos ou que não nos damos a oportunidade de conhecer.
E diante dessa leveza, que transcende o tempo e cresce com ele, surge a vontade de estar junto, que substitui a ansiedade de que o outro nos corresponda em totalidade de ações e locais pelo 'ainda bem que conseguimos nos ver hoje'.
Existe o plano no futuro lá-será-ainda, mas principalmente o aqui-agora-comigo toma uma forma de aproveitamento da vida, é imperceptível o passar das horas que se traduz ao final em uma melancolia soturna e costumeira, ocasionada pela separação de quem acreditamos que deveria ser indissociável de nós, não por possessividade, mas por fazer parte e dar senso de completude ao que é completo. Ou melhor, senso de transborde.
E o amor não é uma emoção pictórica - ela não traça na face uma expressão peculiar e reconhecível. Antes, faz da alegria sua morada e traduz em sorrisos o significado que o Outro tem pra nós: o desejo realizado - enquanto estiver junto.