Carta ao Tempo
Suzano, 01 de novembro de 2024.
Carta ao Tempo
Tempo,
Hoje escrevo sem rodeios, como um desabafo direto. Por que o senhor passa tão rápido? Enquanto eu lutava para oferecer o melhor para minha esposa e meus filhos, acabei negando algo essencial: estar realmente presente. Brincar com meus filhos, sair mais vezes com minha esposa.
Não foi por falta de amor. Foi à preocupação com o futuro que me guiou a busca incessante por conquistas e segurança. E assim, os anos correram. Cabelo raro, a barba ficou branca, e meus filhos cresceram diante dos meus olhos, sem que eu percebesse a rapidez do tempo que se passou.
Olho ao redor e vejo outras vidas, pessoas que não têm tanto, mas que parecem viver mais leve. Elas falam de viagens, de aventuras, despreocupação com o amanhã. E me pergunto: será que fiz certo ao pensar tanto no futuro da minha família?
Hoje, a casa está vazia. Os filhos, com suas próprias vidas, deixaram o ninho, e somos apenas eu e minha esposa. Cuido dela com mais atenção, faço seu café, preparamos a mesa juntos e dividimos histórias das horas em que estivemos longe. Falamos com nossos filhos pelo celular, rimos nas vídeos chamadas com os netos, e é assim que preenchemos nossos dias.
Mas, Tempo, se pudesse pedir algo, seria que o senhor diminuísse o passo. Que permita que os dias se estendam um pouco mais, para que possamos saborear cada instante com mais calma e menos pressa.
Queria, Tempo, que o senhor me desse o dom de prolongar os momentos que agora vejo tão valiosos. Não apenas os meus grandes eventos, mas as coisas simples: o sorriso matinal da esposa, o abraço dos meus netos quando chegam correndo para nos ver, as histórias contadas em volta da mesa, que já tem tempo à saudade bate.
A verdade, Tempo, é que aprendi a valorizar as pausas que antes ignorava. Não é mais o relógio que me comanda, mas os olhares, as mãos dadas, as lembranças construídas na companhia de quem amo. Mesmo assim, sempre fica aquela sensação de que, se você fosse um pouco mais generoso, poderia ter feito mais, aproveitado mais dedicado mais.
Hoje, me esforço para está mais presente na vida deles.
Espero, Tempo, que ouça minhas palavras e veja que só queria o melhor para minha família.
Obrigado pelo tempo
ASS: Presente