CARTA AO PRESIDENTE LULA PEDINDO A REVITALIZAÇÃO DA NOB/RFFSA E TREM DO PANATANAL E CERRADO
Ao
Exmo. Sr.
Dr. LUIS INACIO LULA DA SILVA
DD. Presidente da Republica
Poder Executivo Federal
Excelentíssimo Senhor,
Esperamos que esta o encontre bem e com saúde, gostaríamos de expressar nossa preocupação e solicitar vossa atenção e apoio para uma questão de extrema relevância para o desenvolvimento econômico, social e de infraestrutura de transportes para cargas , mercadorias e pessoas ( transporte popular, turismo ecológico, contemplativo, turismo da terceira idade e turismo ferroviário – no interior de São Paulo, Cerrado e Pantanal brasileiro do MS )
Estamos falando da histórica e icônica Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, RFFSA, Sr-10. Exatamente a linha tronco de Corumbá-MS a Bauru-SP e ramal Ponta Porã. Esta ferrovia pensada a mais de 100 anos por visionários empreendedores e governantes não era uma simples ferrovia do interior, era sim o elo central da primeira ferrovia bioceânica da América Latina que entraria para a Bolívia, chegaria através do ramal Ponta Porã até o vizinho Paraguai e ainda teria ramais foram do Brasil até a Argentina e Peru e sua linha tronco seguindo após Santa Cruz de La Sierra o objetivo era chegar ao oceano Pacifico no litoral do Chile, tanto é verdadeira nossa afirmação que existe e ainda firme a maior ponte ferroviária do Oeste no Distrito de Porto Esperança no município de Corumbá. Se Vossa Excelência visitar Corumbá de novo, deveria ter a prazer de conhecer o Museu do Porto de Corumbá onde foi a sede da Comissão Mista Brasil Bolívia e lá verá o mapa ainda na parede do sonho de integração do Pacifico ao Atlântico preservado lá.
O sucateamento de décadas na NOB e a privatização irresponsável nos governos de Collor e FHC destruiu quase totalmente essa ferrovia essencial para nosso estado MS, SP e pare o Brasil e seus grandes parceiros comerciais latino e até asiáticos. Corumbá tem a maior reserva de manganês do Brasil e a terceira maior reserva de ferro e mais calcáreo e até mesmo a ureia que vem da Bolívia e outras riquezas minerais. Nas regiões onde há o ramal Ponta Porã`existe grande plantação de grãos e muita produção de carne bovina etc...Para a Bolívia há exportação de maquinas agrícolas e muitos outros produtos brasileiros, n a região do Cerrado Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Agua Clara etc temos uma das maiores produções de celulose do planeta e os Trens de Passageiros são vitais para a indústria do turismo no Pantanal, Cerrado e mais de 20 regiões belíssimas, por isso não podemos assistir passivos a destruição da Estação de Corumbá e a morte definitiva desta ferrovia.
Portanto, em nome da AFAPIP-MS e como membros do Movimento de Revitalização da ferrovia Oeste pedimos que Vossa Excelência e seu governo e aliados no Congresso Nacional priorizem investimentos nessa ferrovia e , inclusive pode haver uma saudável parceria publica e privada nessa ação a favor da ferrovia e do Brasil. Inclusive na Audiência Pública da Assembleia legislativa do MS o Doutor Luís Antônio Pago deixou claro que fica até mais fácil para o Estado brasileiro restaurar esta ferrovia, pois o traçado, os trilhos e até estações já foram licenciados e não haverá grandes problemas ambientais com aldeias, com áreas de reserva. Só precisa ser restaurada e colocada em funcionamento de fato.
Nós participamos das lutas em Defesa desta ferrovia a quase quarenta anos e até já entregamos um documento em vossas mãos no ano de 1998 na frente da Estação de Corumbá, onde já denunciávamos as perseguições politicas e administrativas que vitimaram milhares de ferroviários e tivemos até mesmo litigância de má fé que tornou via judiciário ilegal o sindicato dos ferroviários de Tres Lagoas até Corumbá o que permitiu a grupos fascistas de Collor demitir dirigentes sindicais legalmente eleitos pela base, infelizmente muitos deles já foram a óbito, inclusive Adalberto Dalbén de Bauru, Raque Ferreira Presidente do Sindicato em Bauru, Roosevelt Gregório de Assis, Valdivino Santana e muitos outros morreram ou ficaram sequela dos, o encarregado de lhe entregar as denuncias ao candidato a Presidência na época Luís Inácio, foi Manoel Vitorio que ainda vive e assina este documento. Infelizmente venceu o Collor e veio a tragédia da privatização nefasta da RFFSA.
Desde já agradecemos Vossa Atenção...
Campo Grande-MS, 15 de outubro de 2024
Manoel Vitorio
Ex-deputado federal MS
Comissão de Transportes da Câmara
Valdemir Vieira
Presidente da AFAPIP-MS
Membro Comitê de Revitalização da Ferrovia NOB