Feliz dia da criança, minha criança interior!
12 de outubro de 2024
Santa Rita de Cássia - Bahia
Saludos, Aline!
Hoje, dia das crianças, eu homenageio a criança interior que ainda vive em mim. Os anos roubaram muito da sua infantilidade e talvez do seu brilho, mas você ainda vive em muitos momentos aqui, entre um sorriso, um sonho e muitas lembranças eu vivo em você.
Minha criança interior, hoje quero te dizer do quanto te amo, do quanto você é especial.
Sua vida nunca foi um mar de rosas e você mais do que ninguém, sabe muito disso, você se sentiu sozinha tantas vezes na vida, mas você sempre se fortaleceu em si mesma.
Quanto amor te deram? (Não foi pouco) Quanto cuidado, quanta proteção, acompanhada de um monte de críticas, pressão e correções (kkkk).
Passado tantos anos você ainda vive em mim, quando eu escrevo no meu diário só para passar o tempo, quando eu tomo banho de chuva, quando vejo meus primos e alegra o meu coração pelas boas lembranças da infância, quando levo minha filha ao parque, eu lembro de vc toda feliz… quando ganho um livro novo e me desperta aquela incrível curiosidade, eu lembro de você com 6 anos invadindo a biblioteca de sua tia pedagoga para ler as coleções de contos infantis dela, lia até os diários dela, com todas suas narrativas amorosas… Ela nunca soube disso, porque eu os deixava bem guardados na estante, para não levantar suspeitas (haha).
Hoje quando escuto música, eu ocasionalmente, lembro de você dançando na sala ou no quintal de casa com Keylane (prima). Ouvíamos músicas no antigo aparelho de dvd, imitando coreografias e suportando as reclamações de nossos pais, pelo barulho e gritaria desafinada que tínhamos.
Acredite quem quiser, mas nessa época a gente achava que tinha talento para ser cantoras e até dançarinas. Como boa competidora que sempre fui, a gente fazia desafios para quem se apresentava melhor haha. E no final tudo era tão divertido!
Que leveza, era essa vida! Quando não era isso, a gente brincava, pulando elástico. Nos reuníamos com as meninas da vizinhança e entre risos e suor, a gente brincava sem se cansar, até que aparecia um adulto, para limitar.
Hoje…
Quando abro embalagens, pode ser até da Amazon, Mercado livre… nem precisa ser presente, a curiosidade de você, minha menina interior, ela mora intactamente em mim e me faz lembrar dos natais. Meus pais (como papai Noel) guardavam presentes espalhados por toda a casa, o ato de abrir cada embrulho e a emoção disso é algo muito inexplicável.
Eu penso, nossa, como fui amada! São tantos detalhes de uma mesma lembrança que enche meu coração de gratidão.
Mas, vou te dizer uma coisa, menina… confesso que às vezes sinto saudade de você. E hoje quando a vida fica pesada, eu queria muito sentir um pouco da sua leveza. Para o dia difícil,você tinha um antídoto perfeito, fazia normalmente duas coisas:
Ia deitar na rede, no quintal de casa e balançar sentindo a brisa do vento enquanto lia um daqueles romances que tava de moda na escola. Hoje, eu fiquei mais crítica, fico pensando:
Menina, porque você lia isso! haha
(Será que fiquei chata? Eu me perdoo, a vida adulta te torna um pouco assim)
A segunda coisa que fazia era passar a tarde toda no rio, tomando banho com amigos e primos. Voltava pra casa vermelha como um tomate, mas lá, esquecíamos do tempo e sempre pedíamos para a tia ficar mais um tempo com a gente. Íamos muitas vezes, às vezes todos os dias da semana, era um programa comum, depois da escola, isso numa época que ninguém tinha celular, lembrar dessas brincadeiras e momentos, me faz valorizar ainda mais a infância que tive.
O fato é que a vida passa e vai roubando de maneira natural o brilho das crianças que vive em cada interior de um adulto. A ludicidade toma lugar das responsabilidades, a liberdade perde seu espaço para a vida engessada do mundo laboral, o humor e a leveza muitas vezes perde espaço para preocupações. A vida vai ficando muito séria e o perigo está no quanto nos distanciamos da nossa criança interior.
Minha menina preciosa, de caráter forte, hoje eu te peço, um favorzinho: Que embora você seja uma garota séria, que você me lembre todos os dias de não levar a vida tão a sério, tá?
Hoje, no dia das crianças, quero te abraçar, te acolher e te fazer presente em minha mente, te cuidar e te amar, te dizer olhando nos traços do seu rostinho que ainda está aqui, todas as palavras de afirmações sobre o quanto você é linda, persistente nos seus objetivos, generosa e preciosa.
Quero te fazer presente na minha memória, todos os dias da minha vida porque você vive em mim.
Com carinho e maior do mundo….
Borboleta monarca!