Carta sobre o Tirano de Siracusa
Nos meus arquivos encontrei agora o original datilografado (naquele tempo ainda se usava máquina de escrever) de texto enviado para um jornal do Rio de Janeiro, não sei se foi publicada. Na minha anotação está "O Povo" mas eu não lembro desse jornal nas bancas; em todo o caso existiram vários em formato de tabloide e mais baratos, naquele tempo. A data da redação é 7 de fevereiro de 1995. Segue o texto:
"Tenho a impressão de que o Brasil vive os dias da"Maldição do Tirano de Siracusa ". A história é assim: há muitos séculos, em Siracusa (Grécia), o tirano (nome que, na época e no local, significava apenas o monarca) encontrava-se gravemente enfermo. E num dos templos uma velha passava horas em oração. Um dia lhe perguntaram por que é que ela rezava tanto. A resposta causou espanto: "Eu rezo pela vida e saúde do nosso tirano".
Escandalizados, os presentes protestaram lembrando que o tirano era um sujeito muito mal, que oprimia o povo etc. Ao que a mulher respondeu: "Eu sou muito velha e já vi passarem cinco tiranos. E podem crer: cada um que entra é muito pior que o anterior ". Bem, de longa data é isso que se vê no Brasil.