TERMINANDO UM RELACIONAMENTO
Prólogo
O amigo Roberto Tavares estava infeliz. Ele havia tentado, por todos os meios possíveis, se fazer entender por sua, segundo ele, ingrata e incompreensiva amiga Luciana das Dores.
Não conseguido, pediu-me para eu ajudar a escrever uma carta terminando a amizade com a mulher que, segundo ele, foi um presente dos deuses, enquanto ela quis, para os prazeres a dois.
Entendo que terminar um relacionamento pode ser uma tarefa difícil e delicada. Luciana das Dores sempre foi teimosa e Roberto, pelo que eu conheço, até que demorou a entender que já passara do momento de encerrar essa amizade para ambos seguirem seus caminhos divergentes. – (Nota deste Autor).
RESOLVI AJUDAR
Aqui está um exemplo de uma carta curta para ajudar você a expressar seus sentimentos de forma respeitosa e clara, – disse-lhe eu pesaroso:
Campina Grande, PB, 29/08/2024.
Querida e amável Luciana,
Espero que você esteja bem de saúde e em paz junto às filhas, netos e demais familiares.
Esta não é uma carta fácil de escrever, mas sinto que é necessário. Tenho refletido muito sobre nossa amizade e, com o coração despedaçado, acredito que chegou a hora de seguirmos caminhos diferentes.
Nossas diferenças socioculturais são abissais. Espero que você entenda que o abismo cultural entre mim e você não é a causa principal dessa carta que ora escrevo.
Os ofensivos e rancorosos áudios, que você me enviou, me encorajaram a tomar essa necessária decisão. Nos áudios, sua voz rouca, estava carregada de ódio, ingratidão e desprezo por quem tanto lhe ajudou.
Explicação oportuna: Roberto compartilhou comigo, para eu ouvir, os áudios enviados por Luciana. Achei-os terríveis, extorsivos e ameaçadores. – (Nota deste Autor).
Ora, "cuspir no prato que comeu" é uma ofensa severa e maldosa! Acredito que, sem gratidão, confiança, nem lealdade, uma amizade não próspera.
Você é uma pessoa incrível, amorosa, carismática e eu sou grato para valorizar todos os momentos que compartilhamos, mas, no entanto, sinto que nossas vidas, há algum tempo, estão tomando rumos opostos e que, infelizmente, não somos mais a melhor parceria um para o outro.
Farei uma longa viagem e permanecerei ausente até 31 de dezembro deste ano para trabalhar e refletir. Vou sentir saudades, mas o trabalho haverá de me dar esperança e fé por desejados dias melhores.
Desejo a você paz e harmonia com seus familiares, e que encontre a felicidade que precisa e merece. Obrigado por tudo. Até quando Deus quiser que nos encontremos novamente.
Com respeitoso carinho e afeto,
Roberto Tavares.
CONCLUSÃO
"Quem não é visto não será lembrado." – Essa expressão sugere que a presença e a visibilidade são importantes para ser lembrado e valorizado.
Em muitos aspectos da vida, seja no trabalho, nas amizades ou em outras relações socioafetivas, estar presente e ativo pode fazer uma grande diferença.
Entendo que a falta de contato contamina a credibilidade entre as pessoas. Acredito que esse distanciamento potencializou as divergências entre o meu amigo Roberto Tavares e a senhora Luciana das Dores.