GANHOS E PERDAS À HORA DA FINITUDE

– Carta a E.P.S., em Vitória/ES.

Tomei conhecimento da mensagem sobre o passamento do teu estimado amigo e parceiro Frederico. Mesmo sem te conhecer pessoalmente, fiquei preocupado e tristonho com o fato. Li também a mensagem lavrada no teu perfil no Face/Meta, o que aumentou o desejo de que saibas que estou solidário em tua dor.

Peço escusas por não ter contatado pelo (teu) WhatsApp, o qual tão gentilmente me havias oferecido. Prefiro que, aleatoriamente, o tempo siga o seu curso.

Não te desesperes, a vida é feita de ganhos e perdas. E estas causam riso e lágrimas, dependendo do mergulho de nossa sensibilidade e de variadas circunstâncias externas ao universo especificamente sensitivo.

Como bem diz a canção popular: "... levanta, sacode a poeira, dá volta por cima...", parece-me que é o que tens à frente como proposta de ação. És jovem, tens o tempo a teu favor.

Cultiva quem te proporciona felicidade e/ou algum bocado de prazer imediato, mesmo que efêmero, e que deste reste, no final, algum pitaco de gozo memorial, ainda que inconsequente ou inconcluso.

Cuida de não chorares por todos os poros. Deixa alguns como proposta de saída rápida do sangue arterial. O venoso já cumpriu o seu desiderato. Por essas inusitadas fissuras a alegria te oferecerá propostas engolfadas de esperanças.

Cuida-te! Há alguns amigos que não se cativam somente com a silhueta admirável de musa. Estes são muito diferenciados do maior contingente de pessoa.

Estão além do que é corporal, pois sabem que este é fruto da efemeridade, aquela que propõe o protagonismo do gozo presencial e não o do espiritual, nem se dão conta de que há necessidade de se equilibrar as duas vertentes.

Cuida-te muito, de modo que possas continuar dona de teus desígnios. O humano ser subsiste como anjo ou demo. Os dois propõem prazer. Goza-os sempre que possível. Como poeta, por ser arauto do Mistério, aposto em tua lucidez e imagino que saberás superar este momento difícil.

Cada pessoa neste plano tem missão a cumprir. Frederico cumpriu a sua. Por certo, se tua lucidez prosperar no sentido de preservar a vida, poderás ser útil ao teu espírito e aos de muitos outros que anseiam de poesia para continuar a cumprir trajeto e missão.

Enfim, a graciosa plenitude de um fazer criando capaz de emitir, sugerir ou suscitar figurações e imagens que se transmitam como um precioso amuleto para todos os receptores necessitados desse bem comum.

Não esqueças de que a missão-mor do poema com Poesia é ser tábua de salvação em nome da sacralidade, ou seja, reconhecer o Absoluto como fonte de resiliência e procurar forças para agregar ações fraternas para com o irmão terreno.

A Confraternidade é uma característica do humano ser preparado para o convívio humanitário. Lembra-te da luz do Cristo na cruz e o seu holocausto em nome de toda a humanidade.

Convém também ter em conta que nós somos Sua semente, mesmo que não nos queiramos como tal ou não nos apercebamos de ter em conta de que não podemos ser possessivos a ponto de excluir a pretensão do semelhante vulnerável.

Sejamos magnânimos. Em assim fazendo, é bem provável que a generosidade nos premie com um cadinho de paz e harmonia à hora da finitude.

MONCKS, Joaquim. CONVERSA DE HOSPÍCIO. Obra inédita em livro solo, 2024.

https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=8137609