A Enchente !

Estou escrevendo esta carta para que minha mente não esqueça as coisas boas que aconteceram comigo e minha família durante a inundação que houve em nossa cidade, Canoas, Rio Grande do Sul em 03/04 de Maio de 2024 e assim eu possa demonstrar gratidão a Jeová, a minha família e aos meus amigos.

Antes dessa tragédia que assolou muitos a minha volta, ouvir sobre ajuda humanitária,

grandes catástrofes climáticas e mochila de emergência, soava como algo muito distante de mim.

Não que duvidasse desses assuntos, mas nunca se esta preparado para tais momentos . Mas ouvir sobre algo é muito diferente de se viver isso na pele.

De fato hoje é interessante ouvir os meios de comunicação noticiando grandes tragédias, mas é claro que a experiência no nosso caso, faz com que isso soe um pouco diferente.

Quando deixamos nossa casa no dia 03/05/2024 às 18:00 no carro de um amigo que veio nos buscar, não imaginávamos que algumas horas depois tudo ali estaria submerso, apenas com o telhado e o forro fora da água, e que tal situação se estenderia a tantas outras casas de amigos e vizinhos. Na minha inocência acreditava que voltaria para casa no dia seguinte e que no máximo a água subiria apenas até o joelho.

Mas ledo engano meu ! Ninguém está de fato preparado para passar por algo assim, mesmo com nossas mochilas de emergência prontas. Não imaginávamos que dependeríamos muito da ajuda de nossos amigos nas coisas mais simples, como ter água para beber ou como numa segunda feira dia 06/05/2024 quando um amigo amoroso chegou na casa onde todos estávamos hospedados, inclusive ele mesmo, com uma sacola de roupas para mim, minha esposa e meu filho.

Quando abrimos as sacolas e encontramos meias, camisetas , calças e roupas intimas, ali percebemos que mais uma vez Jeová estava cuidando de nós .

E tais momentos se repetiram muitas e muitas vezes, não somente conosco, mas com todos os amigos que conhecíamos e que foram vitimas também.

E a cada momento vivenciando essas ajudas que chegavam até nós, algo dentro de mim me fez querer ajudar também. Foi então que tive a ideia de escrever cartas de consolo, porque uma frase não saia da minha mente que “ Situações extremas , exigem consolo extremo.” E a partir daí foram algumas cartas, vídeos e áudios que eu, Lídia e Lorenzo fizemos para nossos amigos como uma forma de fortalece los e não deixa los desanimarem; porque nós mesmo éramos uma prova viva de que Jeová estava sob controle daquela situação e Ele não iria nos abandonar. Como de fato sucedeu nos dias a frente em que essas palavras se tornariam reais.

Me lembro que nos primeiros dias quando me dirigi a um Salão do Reino que serviu como Centro de Distribuição de Ajuda Humanitária, em busca de roupas, fui invadido de uma paz que não vi em nenhum outro lugar naquele momento, paz essa que me deixou muito tranquilo, porque na porta do Salão do Reino quando cheguei, recebi um abraço caloroso junto a frase (Não e preocupe, pegue o que você precisar) e depois dessa frase seguiu momentos de descontração, sorrisos, felicidade por cada amigo que encontrávamos ali, alguns até descalços.

Foram dias angustiantes, sucedidos de muita paciência para lidar com situações novas, como conviver com 11 pessoas numa mesma casa no inicio e depois com o sentimento de tristeza que as vezes insistia em aparecer e me deixar triste pelas memorias que ficaram para trás.

Mas uma coisa que aprendi disso tudo é que Memórias podemos fazer novas.

Por exemplo em 14 de maio completamos 19 anos de casados e não tínhamos planos nem cabeça para uma comemoração significativa, dadas as circunstancias. Porém fomos surpreendidos com uma comemoração com nossos amigos da hospedagem e essa comemoração de 19 anos de casamento se tornou uma memoria da qual levarei para sempre dentro mim.

As vezes ainda me sinto triste com o que a enchente levou, mas as águas trouxeram muito mais do que perdi. Ganhei novos amigos, fortaleci os que eu tinha, minha relação com Jeová se tornou muito mais real e forte. Minha fé passou por um refinamento, do qual aprendi que coisas são coisas, e relações humanas são sempre mais importantes e que precisamos sair da zona de conforto emocional para ajudarmos outros . Nada é mais valioso que ajudarmos quando precisam de nós.

Jeová me deu e me dá mimos diários, dos quais ainda hoje 2 meses depois ainda sinto sua mão me protegendo e cuidando de mim como um pastor.

Mesmo o lado emocional pode abalar se , afinal somos humanos, mas a fé não.

Ela é como a bíblia menciona , uma âncora para a alma e que faz toda a diferença em nossas vidas, quando tudo esta um caos.

E é nos detalhes que Jeová se faz presente. Por exemplo várias noites uma amiga, fazia questão de preparar um chá e nos trazer a cama para mim e Lídia. Esse gesto me enchia de segurança, afinal la fora chovia muito e durante várias noite, e cada cházinho desse acalmava meu espírito aflito e me trazia um sono tranquilizador. As conversas que tínhamos com nossos amigos nesse período me ajudaram a conhece los melhor; e mesmo quando iniciamos a limpeza de nossa casa o sofrimento nem era percebido tanto assim porque tínhamos nossos amigos por perto nos fortalecendo, e isso é algo que fez toda a diferença .

Vi e experiênciei coisas muito tristes nesse período, como abrir minha casa depois que água baixou e ser invadido por um sentimento de humilhação, mas essas coisas vamos deixando para trás e seguindo em frente.

Agora estamos bem em todos os sentidos e aspectos.

De fato Jeová suscita amigos tão amorosos, que o amor e cuidado por nós é contrastante com o nosso redor. Não existe amigos, palavras que descrevam a experiência que foi essa enchente no Rio Grande do Sul , mas uma palavra descreve o cuidado de Jeová por nós, o AMOR.

Acredito que saímos melhores da enchente do que entramos, porque a pior tragédia que um humano pode passar é não ter Jeová como consolador e seu Deus. Sem Ele não existe esperança e qualquer esforço para superar qualquer tragédia é em vão, tenham certeza disso.

Tenho certeza que Jeová reserva grandes coisas para meus amigos leais no Paraíso, e quero estar lá para ajuda los a construirem suas casas e nos vermos livres para sempre de todo esse sofrimento e memorias tristes desse sistema.

Que Jeová nos sustente sempre e que sua mão poderosa possa ser nosso refugio em tempos de angustia como esse que enfrentamos aqui. Como Rute 2:12 no diz , Ele ( Jeová) é minhas asas protetoras.

Um grande abraço a todos os meus amigos !

Seu amigo,

Julho/2024

Kiel
Enviado por Kiel em 29/07/2024
Código do texto: T8117213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.