Carta sobre textos de João Paulo II no "Globo"

CARTA SOBRE TEXTOS DE JOÃO PAULO II NO “GLOBO”

Miguel Carqueija

Carta escrita para o jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro, em 9 de novembro de 1985:

“O Globo” dos sábados está agora mais valorizado. Além da coluna de Dom Eugênio Sales – de leitura obrigatória – surgiu agora um espaço reservado para o Papa João Paulo II. Líder da parte boa da Humanidade, Príncipe da Paz, ele é também um pensador de elevados méritos e se a sua palavra de sabedoria fosse devidamente escutada pelos responsáveis na condução das nações, não estaria mundo na atual e triste situação em que se encontra.

Escrevo no dia (9 de novembro) em que o Pontífice fala* sobre o vasto problema das drogas e sobre a recuperação dos drogados. Um problema, de fato, que não tem sido devidamente enfrentado no Brasil. Curioso: há tempos eu pensei em escrever para “O Globo” sugerindo a abertura de espaço para o pensamento desse grande Papa; não cheguei porém a efetivar a ideia, pois o jornal se antecipou. Só me resta enviar minha satisfação e minhas congratulações.

NOTA em 13 de julho de 2024: infelizmente a coluna com pensamentos de João Paulo II (hoje reconhecido oficialmente como santo, canonizado pelo Papa Francisco) teve curta duração no jornal. Naquele tempo “O Globo” ainda não era Globolixo mas já caminhava nessa direção.

*No texto original eu coloquei “escreve”, o que gera redundância com “Escrevo” no início da frase.

Creio que a carta foi publicada.