CREUSA, ATIVISTA SOCIAL

Francisco de Paula Melo Aguiar

Em 5 de abril de 1986 tomei posse na cadeira 7 que tem como Patrono Carlos Dias Fernandes, na Academia Paraibana de Poesia, lá compareceram 63 (sessenta e três) pessoas entre os quais eu, mamãe, acadêmicos e convidados, dentre os quais o Deputado Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti, de saudosa memória, conforme consta do termo da sessão solene, registrado no Serviço Notarial e Registral Dourado de Azevedo - 1º Ofício - Protocolo nº 9362, livro A9, fls 265/272, Registro nº 9362, livro A11, fls 265/272, de 04/01/2008 - Santa Rita/Pb.

Ao chegar à Casa de Manuel dos Anjos, fundada em 2 de janeiro de 1949, pelo dito cujo na época responsável pela impressãodo do Jornal A União, que "não era um jornalista! Era um poeta. Não era o Diretor! Era um linotipista", segundo Zilma Ferreira Pinto, in.: Academia Paraibana de Poesia à guisa de memorial, p.2 . Manuscrito da autora - João Pessoa/Pb, 2002.

Foi justamente a partir de então que passei a conhecer de perto a filha de Manuel dos Anjos, a ativista social, carnavalesca, filantropa, empresária e vereadora Creusa dos Anjos Pires Bezerra, que frequentava às reuniões aos sábados, assim como eu, à tarde na Academia de Poesia, sob a presidência do empresário e poeta Paulo Miranda e posteriormente de Helena Raposo Carneiro da Cunha, ambos de saudosa memória.

Creusa Pires era uma mulher extraordinária, pequena na estatura física e grande em sua capacidade, inteligência e acolhimento social.

Por outro lado, ficamos amigos pessoais e de academia, de modo que registo e passo a transcrever a carta que ela mandou a mim dirigida em "10/12/2000. Aguiar. No próximo sábado às 9 horas da manhã estaremos no casarão dos azulejos para a escolha do representante no Conselho de Cultura. Não falte (Praça Dom Adauto, defronte ao Palácio do Bispo), à tarde às 15 horas será a posse de Miriam Moura na Academia de Poesia. Será uma festa linda e você não poderá faltar. Até a Banda de Música estará presente para abrilhantar a solenidade. Abraços de, Creuza. Trate bem meus filhos (221-3670)".

Em síntese, é justa a homenagem que o governo do Estado da Paraíba presta a dona Creuza Pires, ao denominar de Hospital da Mulher Creuza Pires, in memoriam, em construção na capital de todos os paraibanos.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 13/07/2024
Reeditado em 13/07/2024
Código do texto: T8106062
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.