CREUSA, ATIVISTA SOCIAL
Francisco de Paula Melo Aguiar
Em 5 de abril de 1986 tomei posse na cadeira 7 que tem como Patrono Carlos Dias Fernandes, na Academia Paraibana de Poesia, lá compareceram 63 (sessenta e três) pessoas entre os quais eu, mamãe, acadêmicos e convidados, dentre os quais o Deputado Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti, de saudosa memória, conforme consta do termo da sessão solene, registrado no Serviço Notarial e Registral Dourado de Azevedo - 1º Ofício - Protocolo nº 9362, livro A9, fls 265/272, Registro nº 9362, livro A11, fls 265/272, de 04/01/2008 - Santa Rita/Pb.
Ao chegar à Casa de Manuel dos Anjos, fundada em 2 de janeiro de 1949, pelo dito cujo na época responsável pela impressãodo do Jornal A União, que "não era um jornalista! Era um poeta. Não era o Diretor! Era um linotipista", segundo Zilma Ferreira Pinto, in.: Academia Paraibana de Poesia à guisa de memorial, p.2 . Manuscrito da autora - João Pessoa/Pb, 2002.
Foi justamente a partir de então que passei a conhecer de perto a filha de Manuel dos Anjos, a ativista social, carnavalesca, filantropa, empresária e vereadora Creusa dos Anjos Pires Bezerra, que frequentava às reuniões aos sábados, assim como eu, à tarde na Academia de Poesia, sob a presidência do empresário e poeta Paulo Miranda e posteriormente de Helena Raposo Carneiro da Cunha, ambos de saudosa memória.
Creusa Pires era uma mulher extraordinária, pequena na estatura física e grande em sua capacidade, inteligência e acolhimento social.
Por outro lado, ficamos amigos pessoais e de academia, de modo que registo e passo a transcrever a carta que ela mandou a mim dirigida em "10/12/2000. Aguiar. No próximo sábado às 9 horas da manhã estaremos no casarão dos azulejos para a escolha do representante no Conselho de Cultura. Não falte (Praça Dom Adauto, defronte ao Palácio do Bispo), à tarde às 15 horas será a posse de Miriam Moura na Academia de Poesia. Será uma festa linda e você não poderá faltar. Até a Banda de Música estará presente para abrilhantar a solenidade. Abraços de, Creuza. Trate bem meus filhos (221-3670)".
Em síntese, é justa a homenagem que o governo do Estado da Paraíba presta a dona Creuza Pires, ao denominar de Hospital da Mulher Creuza Pires, in memoriam, em construção na capital de todos os paraibanos.