O medo não pode nos parar
Todos os dias manchetes estampam conteúdos de feminicídios,
Somos a notícia da página policial
São crimes e mortes de mulheres que tentaram se libertar, que casaram de se maltratar.
Envoltas em relacões tóxicas ou em mãos de narcistas, misogínos e mitomaniácos.
Morte por buscarem passo livres onde possam se amar
E depois amar sem medo, ou ficarem sozinhas
Mulheres decididas e armadas de coragem e determinação.
Muitas tentaram ressoar sua voz como um grito de resistência
A tão sonhada liberdade! De apenas ser mulher!E escolher se quer ficar ou não?
Mulheres que lutavam pelo direito de renascer em vida,
Mulheres que tiveram suas vidas ceifadas por algozes , tomados pelo egoísmo,
Agressores que não permitiram que os olhos dessas mulheres pudessem brilhar com a chama da esperança e as apagaram.
E antes que minha chama apague escrevo:
O feminicídio não é apenas um crime, é uma afronta à vida, à liberdade e à dignidade das mulheres.
Essa brutal manifestação do machismo e da violência permeia nossa sociedade, nos assombra e é preciso paralisar e combater essa violência,.
Violência essa que vai além das barreiras físicas, é uma batalha pela igualdade, pelo respeito e pela justiça.
São tantas Gabriela, Marias, Joelmas que não se renderam ao desespero, mesmo assim já não estão mais aqui para o combate.
As Anas, Rebecas, Patrícias que que sobreviveram carregam véstigios e gatilhos por tanto tempo de perseguições e violência psicológica.
O medo e o sentimento de injustiça não pode nos parar, calar, temos que de alguma forma sair em defesa dessas irmãs, mães, fillhas, amigas mulheres, é necessário palavras afiadas como espadas, denúncias no crime de feminicídio, é preciso leis mais severas, proteção efetiva e educação para a igualdade de gênero. Elas se infiltram nos mais altos escalões do poder, para que suas vozes ecoem nos corredores do poder. Estamos cansadas, porém, é lutando, resistindo, nós unindo, como mulheres que podemos escrever uma nova história, onde o feminicídio não possa ocupar nenhum lugar.
Há agressor que acha que violência contra mulher é apenas física. Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: violência física, violência psicológica,violência moral, violência sexual e violência patrimonial .
Que possamos caminhar com segurança, sem temer pela própria vida.
Que o amor e o respeito sejam as armas que triunfem sobre o ódio e a violência.
Que a luta não seja vã, que o sangue derramado de algumas de nós, seja o combustível para a revolução.
Que as vozes das mulheres ecoem além dos muros, dos preconceitos, das injustiças.
Que o combate ao feminicídio seja a chama que acende a esperança de um mundo mais justo, mais humano, mais igualitário.
Precisamos ser solidárias e empáticas na luta contra a violência contra a mulher.
Não julgue o que não sabe, não apoiem agressores.
Pense nisso: poderia sua filha, sua irmã, sua mãe ou alguém querida, tente se colocar no lugar e compreender o qual é difícil.
Denuncie
Ana Cleide
ps: Se chegou aqui minha gratidão!
##########################################################################################
Para leitura:
TIPOS DE VIOLÊNCIA
Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.
É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
1 - VIOLÊNCIA FÍSICA - Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.
ESPANCAMENTO, ATIRAR OBJETOS, SACUDIR E APERTAR OS BRAÇOS, ESTRANGULAMENTO OU SUFOCAMENTO
LESÕES COM OBJETOS CORTANTES OU PERFURANTES, FERIMENTOS CAUSADOS POR QUEIMADURAS OU ARMAS DE FOGO TORTURA
2-VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA - É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.AMEAÇAS, CONSTRANGIMENTO,HUMILHAÇÃO, MANIPULAÇÃO, ISOLAMENTO (PROIBIR DE ESTUDAR E VIAJAR OU DE FALAR COM AMIGOS E PARENTES),VIGILÂNCIA CONSTANTE, PERSEGUIÇÃO CONTUMAZ, INSULTOS, CHANTAGEM, EXPLORAÇÃO, LIMITAÇÃO DO DIREITO DE IR E VIR,RIDICULARIZAÇÃO,TIRAR A LIBERDADE DE CRENÇA e DISTORCER E OMITIR FATOS PARA DEIXAR A MULHER EM DÚVIDA SOBRE A SUA MEMÓRIA E SANIDADE (GASLIGHTING);
3 - VIOLÊNCIA SEXUAL -Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.ESTUPRO, OBRIGAR A MULHER A FAZER ATOS SEXUAIS QUE CAUSAM DESCONFORTO OU REPULSA,IMPEDIR O USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU FORÇAR A MULHER A ABORTAR, FORÇAR MATRIMÔNIO, GRAVIDEZ OU PROSTITUIÇÃO POR MEIO DE COAÇÃO, CHANTAGEM, SUBORNO OU MANIPULAÇÃO,LIMITAR OU ANULAR O EXERCÍCIO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DA MULHER.
4-VIOLÊNCIA PATRIMONIAL-Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. CONTROLAR O DINHEIRO, DEIXAR DE PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA, DESTRUIÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOAIS, FURTO, EXTORSÃO OU DANOESTELIONATO
PRIVAR DE BENS, VALORES OU RECURSOS ECONÔMICOS, CAUSAR DANOS PROPOSITAIS A OBJETOS DA MULHER OU DOS QUAIS ELA GOSTE
5-VIOLÊNCIA MORAL -É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
ACUSAR A MULHER DE TRAIÇÃO, EMITIR JUÍZOS MORAIS SOBRE A CONDUTA, FAZER CRÍTICAS MENTIROSAS
EXPOR A VIDA ÍNTIMA, REBAIXAR A MULHER POR MEIO DE XINGAMENTOS QUE INCIDEM SOBRE A SUA ÍNDOLE
DESVALORIZAR A VÍTIMA PELO SEU MODO DE SE VESTIR.
Fonte: Instituto Maria da Penha (2024)
Disponível em: https://www.institutomariadapenha.org.br/lei-11340/tipos-de-violencia.html