19 .

FRAGMENTOS DE UM DIA DE SURF

Eu tentei entrar na água , juro . O mar estava um chocolatão e eu estava naquela fase de malhar , impressionar meninas e demonstrar alguma destreza , que tristeza . Sim , elas ficam na areia , lindas , douradas , deliciosas , e não dão bola porque você gostou , elas ignoram você pois os namoradões estão lá dentro d ' água , aproveitando o raro dia de swell e tendo que se preocupar com a crowd decorrente dos meses de férias .

Algumas dessas meninas se arriscam e vão à luta : pegam o bodyboard , equipadas , pés - de - pato , e fazem show . O bacana é que o esporte é mais completo que o surf , pois desenvolve também a panturrilha e os músculos das pernas , deixando elas ainda mais saradas . E pegam ondas boas , quando estão regulares . Vê só a natureza : o Sul é pródigo em mar ruim , com vento terral e nordestão , acrescido de ondas irregulares e gordas . Passamos o Rio Mampituba , chegamos em Santa e a água já fica azul , e tudo melhora .

Pois bem . Pego a minha prancha longboard , já sou tiozão , aproveito que o outside está vazio , as ondas estão baixas e os surfers locais mais distantes , não quero rabear ninguém , pegar a onda preferencial deles e depois apanhar , tomar uma surra dos amigos dos queridos quando , enfim , eu chegar novamente na areia . Mas eles são bacanas , isso nunca aconteceu , ainda que eu merecesse . A onda cresce , vira um paredão cavado , me equilibro , começo a correr o tubo , mas a onda explode em cima de mim . Tomo uma vaca , tem uns cinco filhos da puta rindo da minha cara a 30m de distância , e volto . Dou um joelhinho , passo todas as arrebentações , e finalmente consigo pegar a onda . Bem gorda , não muito cavada . Como não tenho talento nenhum para o esporte , não me arrisco a fazer manobras . Corro a onda inteirinha , e ela acaba naturalmente . No resto do dia , fico boiando que nem um bosta e vendo os amigos entubando , 360 , aéreo , floating , depois saio e a larica é grande .

À noite , os mesmos caras que deram espetáculo mar adentro - coincidência - são exatamente os mesmos que conseguem as melhores mulheres . Eu bebo uma ceva , fico de canto , saco um hang loose para um conhecido para sinalizar que está tudo OK , e volto sozinho para casa . Todos os outros terão uma noite maravilhosa pela frente . Nunca vi , caminhando pela areia , tanta casa de salva - vidas se movendo . E tampouco tanta camisinha usada , " enfeitando " a orla . É isso aí , rapaziada . Fico na sacada do prédio e vem a música na cabeça : o summer hit " Surfista Calhorda " , dos Replicantes . Aloha !!!

Um tiozão metido a adolescente , bala ! Minha longboard está secando , com alguma areia que não consegui tirar , e tenho aquela repentina sensação de querer chamar a atenção da mulherada fazendo tipo , mas o tempo passou , meu camaradinha !!! Vou fazer meu free surf discreto , sem obrigação de manobra , às favas os campeonatos e que a pegação siga como sempre foi . Issa ...

Um Maroleiro

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 02/01/2008
Reeditado em 08/01/2008
Código do texto: T800058