Carta pra Fernanda de um ano atrás
Porto Alegre, 12 de novembro de 2023.
Fernanda,
Você esteve doente há um bom tempo, mais de um ano. Eu sei, passa tão rápido né?! Você não se deu conta, quando percebeu, já tinha perdido um ano da vida.
Não se culpe, a doença te deixou cega. Não te deixou perceber o quão nociva era a situação. Ela te dominou, te apagou e quis a todo custo te aniquilar.
Travestido de verdade e justiça, quis domar sua mente, quis matar seus sonhos, apagar quem você é e transformá-la num bibelô. E você se deixou levar, afinal você precisava de uma tábua de salvação, sem se dar conta que a tábua era na verdade o que te afundava.
É, tudo isso aconteceu. E bem debaixo dos seus olhos... a doença chegou, se aproveitou de ti, te dominou com requintes de gentileza para camuflar toda a violência.
Você foi abusada, você foi usada e foi apagada. Te fez acreditar que você era a errada, inverteu os papéis. A doença te fez acreditar que você não era boa o bastante, mesmo quando te dizia o contrário... é Fernanda, você foi manipulada.
Você. Logo você que se julgava tão esperta, que jurava saber fazer uma boa leitura de tudo. Logo você! Mas aconteceu, a doença te pegou e você cedeu todo o espaço que ela te pedia. Por um ano você se anulou, você se questionou, você perdoou, apagou sua identidade, sofreu violências e ainda assim você se permitiu continuar doente.
A doença devasta, apaga toda beleza, rouba sua leveza , juventude, valores, alegria, apaga sua essência, te faz viver com medo de agir errado, desagradar, te faz escolher palavras, te faz deixar de viver, te afasta de pessoas, apaga quem você é.
É assim que a doença age. Ela rouba tudo de bom que tens na vida e te faz acreditar que a verdadeira felicidade provém somente do que ela oferta.
E foi nesse estágio lastimável que eu te encontrei, levei um tempo pra perceber que aquele borrão era você. E pra ser sincera até agora não entendo bem como você pôde se deixar chegar nesse ponto. Porque não pediu ajuda ao seus amigos? Sei que você não tem muitos, mas você já deixou de se importar com números há muito tempo, e vc tem os melhores amigos que alguém poderia ter, então o que te fez se calar e não pedir ajuda a eles? Eles teriam te ajudado a perceber que sua salvação era na verdade o que te matava.
Mas você estava viva, respirando por aparelhos mas viva! O bastante pra me sinalizar quando me viu passar. E eu atendi, e eu te socorri, e o faço sem julgamentos.
Sim, sem julgamentos! Escrevo essa carta sem te julgar, escrevo apenas para que você perceba o quão forte você é e como lembrete pra que você não deixe qualquer doença ganhar força pra tentar te aniquilar. Descarta o que não te faz bem e nem te agrega nada. E siga o SEU caminho.
Com amor,
A Fernanda de hoje.