17 .

Diretor - Presidente Empresário de uma Multinacional

Venho , respeitosamente , informar - lhe que a cultura da corrupção , nesse país , está arraigada desde os primórdios , talvez mesmo antes do descobrimento de nossa Pátria . Os portugueses aqui aportaram fazendo escambo com índios , os nativos de direito , para obterem vantagens , costumes que podem ter herdado de tradições de outrora ; portanto , os corruptos também foram imigrantes , exploradores e os colonizadores . Obter vantagem em tudo - e deixando alguém em desvantagem , ouso frisar - tornou - se uma espécie de norma outorgada , cumprida e não regulamentada . Infelizmente , as diferenças sociais não são de hoje e , pensando bem , todos nós sabemos disso e temos uma grande parcela de culpa por esse processo anômalo que se desenvolveu de forma , digamos , despercebida .

Afora toda essa observância meio óbvia , Vossa Excelência é muito bem sucedido , e conseguiu vencer na vida pelas próprias qualidades : não pisou em ninguém , prosperou com o próprio suor , talento inato para negócios e facilidade em cultivar amizades lucrativas , sem técnicas de gestão muito agressivas - enfim , MERECE estar onde chegou .

Pois bem : não invejo Vossa Excelência , mas preciso alertá - lo para as vicissitudes da vida , ainda mais num país como o nosso , visto que aqui as desigualdades sociais são gigantescas , diria eu de dimensões continentais .

Status . Ostentação . Vossa Excelência não me leve a mal , mas está pedindo para sofrer assalto , seqüestro e afins . Tudo bem , colheu o que plantou , chegou onde chegou por mérito e não por má fé ou falha de retidão e nem má índole , mas ficar EXIBINDO os trunfos do seu sucesso profissional , meu caro , é chamariz para os menos afortunados : eles também são inteligentes , espertos , perspicazes , mas não tiveram o mesmo empenho em vencer , digamos assim . Querem , a todo custo , chegar onde Vossa Excelência está , usando atalhos pouco recomendáveis , e fixam - se na inveja para derrubar os honestos e tomar o lugar , sem mérito .

Por que esta carta ? Ora , use o seu dinheiro discretamente . Se tem uma mansão , troque por uma casa humilde ; se tem um carrão importado do ano que vem , deixe - o por um popular seminovo e de potência 1 . 0 . Talvez não suba uma rua íngreme , mas confio na sua criatividade . Um país onde a esmagadora maioria não tem quase nada , é um tapa na cara ficar mostrando utensílios que ninguém poderá ter , nem em sonhos . Seja humilde materialmente também , doe boa parte dos seus vencimentos para caridade , e Vossa Excelência terá um novo foco , uma outra visão , talvez mais aberta às reais necessidades desse país .

Desejo sorte , saúde , ainda mais prosperidade , menos técnicas agressivas nos negócios , bem menos desafetos e detratores , uma vida mais simples e , principalmente , tente aparentar ter bem menos do que a sua conta bancária transparece . Tente , ao menos . Você será mais feliz e , com certeza , fará os outros bem mais contentes e não tão rancorosos . Agora : a cultura da corrupção está alastrada que nem um câncer maligno . Se for da vontade de TODOS , ela será extirpada da sociedade , mas não sou muito otimista quanto a isso .

Respeitosas Considerações ,

Carlos Silveira , Sindicalista Militante

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 25/12/2007
Reeditado em 25/12/2007
Código do texto: T791251