Carta para minha avó (em homenagem ao dia do idoso)

Querida avó,

Não quero deixar o dia do idoso passar em branco, por isso registro aqui algumas palavras em forma de carta. Onde quer que a senhora esteja (creio que em um lugar muito bom) saiba que és destinatária.

Vó, tu que viveste com tanta dignidade essa etapa final e crucial da vida. Pois acho que é nesta fase que revelamos nosso verdadeiro eu e manifestamos nossa essência, depois de tudo o que vivemos, aprendemos, erramos, acertamos, nos ausentamos, fizemos presença, fomos indiferentes e amamos. Tudo fica evidenciado com muita força. E eu só posso dizer vó, que tive o seu melhor. Sua melhor versão estará para sempre registrada em minha memória e de ti eu não esqueço.

Quantos conselhos, conversas, risadas, cuidado, afeto. Tudo isso molda um coração e faz uma criança, mesmo com todos os problemas que possa ter, crescer acreditando nas coisas belas da vida.

O idoso é automaticamente um sábio? Não mesmo. Algumas pessoas só vão ficando simplesmente mais velhas. Enquanto outras vão aprendendo e sendo capazes de compartilhar conhecimento sem arrogância, esse foi seu caso. Mesmo em toda sua simplicidade, havia uma sofisticação de gestos, palavras e olhares amorosos.

A senhora mesmo com suas limitações físicas sempre quis sentir-se útil e realizava diversas tarefas em casa, mesmo eu achando que eram muitas. Tenho lembranças de você sempre fazendo suas deliciosas comidas caseiras e com aquele tempero único de vó, acho que é um segredo que vocês partilham e só vamos realmente aprender se um dia nos tornarmos uma também. E outra coisa que sempre achei incrível foi sua capacidade de querer aprender o novo, o que estava acontecendo no mundo naquele momento, mesmo que não concordasse mas estava atenta para entender, não se colocava em uma posição de que já sabia tudo. Apesar de que hoje eu acredito que sim, a senhora sabia tudo, tudo o que era realmente importante.

Então hoje só posso agradecer, pelos 23 anos que pude estar ao seu lado, aprendendo tanto e recebendo muito amor. E saiba que quando for a minha vez de também ser idosa, é seu exemplo que quero seguir.

Tiane Maga
Enviado por Tiane Maga em 01/10/2023
Código do texto: T7898862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.