Carta sobre filmes na Globo em 1991

CARTA SOBRE FILMES NA GLOBO EM 1991

Miguel Carqueija

Esta carta foi redigida – conforme anotação num velho caderno – em 5 de janeiro de 1991 e endereçada ao caderno B do “Jornal do Brasil”, aqui do Rio de Janeiro, diário que era muito importante em nossa imprensa, concorrendo com “O Globo”, e que hoje é um jornal extinto. Não me consta ter sido publicada.

“Quero fazer um elogio à Rede Globo e, ao mesmo tempo, externar um protesto. O elogio é por ter a Globo passado a apresentar os filmes de longa-metragem da marca Disney, que é o que de mais recomendável existe no cinema. O protesto é pela exibição de duas obras-primas de Walt Disney (“A cidadela dos Robinsons” e “Mary Poppins”) e uma de seu genro Ron Miller (“O abismo negro”) em horário tardio. Tudo se relaciona com a praga das novelas, encasteladas no horário nobre, de onde não saem nem em dias santos. Atualmente há quatro novelas entulhando o horário nobre da Globo, de onde só não foi desalojado o Jornal Nacional, assim mesmo nem sei como.

As pessoas mais esclarecidas fazem sérias restrições morais e intelectuais às novelas, que não deveriam ser tão intocáveis. O cinema de dignidade, de autores como Walt Disney, Stanley Kramer, Charles Chaplin, Harold Lloyd, Jacques Cousteau, merece ter lugar no horário nobre das tevês.”

EM TEMPO: O texto é de 1991, hoje eu não faria esse elogio rasgado à Disney, pois há tempos ela trai o legado moral do fundador Walt Disney, o “mago da tela”, que em seu tempo foi o baluarte da decência em Hollywood.