Pelos seus olhos

 

O que gostaria que fosse diferente pelos seus olhos? Será que essa mudança de olhar faria você enxergar o mundo de uma forma diferente?

Dito isso, a realidade pode ser transformada a qualquer momento, desde que você se torne o agente da mudança, ou seja, o seu próprio comportamento é o primeiro passo sendo muito importante o entendimento do seu papel perante aos demais.

Poderia questionar: Mas, como isso pode ser possível? A partir do momento que entende, que de nada adianta tercerizar a responsabilidade das coisas, já que em algum momento você será "obrigado" a se posicionar perante a vida.

Para auxiliar no entendimento, compartilho uma parábola e ela começa assim: Certo dia, uma moça procura o seu orientador espiritual dizendo que não suporta mais conviver com o seu vizinho e em meio ao seu momento de ira profere as seguintes palavras: gostaria de sumir com ele. Então, o seu orientador lhe faz uma proposta: Antes de tomar qualquer atitude contra o seu vizinho, mude o seu comportamento perante a ele por três semanas e depois desse período retorne aqui e eu te ajudo a pensar em algo. E assim a moça o fez, durante três semanas se aproximou de seu vizinho e a partir de então começou a conhece-lo melhor. 

Passado as três semanas, a moça retornou a conversar com o seu orientador e chegando lá, ele perguntou: Então, me diga ainda tem em mente em "sumir com o seu vizinho"? e a moça respondeu: Não, não quero mais. Foi aí que o orientador a indagou: Mas o que mudou nesse período para que a ideia cruel que cultivava por fim desaparecesse?

Ela explicou que conseguiu transformar em seu íntimo a raiva que sentia por carinho. Já que o seu vizinho não era mais um estranho e muito menos um incômodo a ela.

O orientador sorriu e respondeu: Fico feliz que tenha percebido que ele continua sendo a mesma pessoa, o que mudou de fato, foi o seu jeito de enxergá-lo.

Moral da estória: Quando você está disposto a enxergar as coisas como realmente são, o seu jeito de enxergar o mundo muda drasticamente.

 

Em outras palavras, muitas vezes as pessoas "compram" uma imagem distorcida dessa ou daquela pessoa, sem ao menos conceder ao outro o direito e a oportunidade de ser vistas como realmente são.

 

Por isso, é importante saber com que olhos está enxergando o seu próximo e o mundo. Já que para as pessoas de bom coração, o mundo é um lugar de possibilidades, oportunidades e o enxergam de uma forma otimista e até mesmo colorida e não cogitam com tanta facilidade que possam receber coisas ruins.

 

Ainda sim, existe o contra ponto que são as pessoas ditam "espertas" que querem tirar proveito de tudo e de todos, sempre pensando no pior das pessoas, pois partem do principio de que elas são capazes de fazer o pior e os demais fariam o mesmo.

 

Aí vem o ditado: "Cada um dá aquilo que tem." Então não espere flores de quem só tem espinhos. 

 

Todavia, isso não quer dizer que a pessoa esteja impossibilitada de mudar ou de se reinventar. De qualquer forma, se ela chegar a conclusão que é algo necessário e quem sabe sentir em seu íntimo de forma verdadeira e intensa se torne algo real, a transformação acontece gradativa e de forma constante, pelo caminho com certeza surgirão coisas ou pessoas ou ambos para te colocar a prova.

 

Diz aí! Você vê o mundo com os seus olhos ou com os olhos dos outros?

 

Karol Costa
Enviado por Karol Costa em 13/06/2023
Código do texto: T7812870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.