15 .

Ao Maior Conhecedor de Música que Existe - E Que Não Conheço

Tudo bem ? Hoje quero desancar mitos , despir deuses , descarnar supostas verdades absolutas , o consenso , o que a maioria diz que é melhor , etc . Vou provocar você musicalmente . Está chegando o final de semana : quero me divertir e intrigar você . Que tal ?

1 - Jimi Hendrix é o maior guitarrista de todos os tempos ? Não !!! Pra mim , que não estive em Woodstock em 1969 , acho que foi o Alvin Lee , do Ten Years After , quem roubou a cena . Aquele solo , somente com uma guitarra ligada num amp no talo , sem pedaleira ou efeitos . Carlos Santana ? Que nada ! Viva Alvin Lee , e ele está muito bem vivo , diga - se .

2 - Janis Joplin , a maior cantora branca de blues de todos os tempos ? Sei não , você não conhece um blue cantado pela Mama Cass Elliot , do The Mamas and The Papas . Se ouvisse , ia ficar arrepiado . Aquilo sim é que era alma a nu . Bom , as duas já estão mortas , infelizmente .

3 - Elvis Presley , o rei do rock ? Mas Chuck Berry , Little Richard e outros trocentos negros já faziam a mistura de rhythm ' n ' blues com country ' n ' western antes de Elvis . Tudo bem , era lindo , rebolava e cantava muito bem . Sim . Mas e Eddie Cochran , Jerry Lee Lewis , Carl Perkins , Roy Orbison , Buddy Holly ? Elvis está vivo , aliás . Mas o Costello , hehehe ...

4 - Ella Fitzgerald , diva do jazz ? Elza Soares e Jane Duboc cantam tão bem quanto ela cantava , e Elza chegou a substituir Ella em um dueto com ninguém menos que Louis Armstrong . Se Elza Soares tivesse nascido no primeiro mundo , estava rica . Sem dúvida .

5 - Ah , o violão . Terreno perigoso . NUNCA ouvi Andres Segovia na minha vida ( você vai me chamar de ignorante ) , portanto acho que o meu preferido é o Raphael Rabello , o mais completo que já ouvi até hoje , um pouco acima do Paco de Lucia . E tem tantos ...

6 - Baixista ? Jaco Pastorius !!! ERRADO !!!!!! Acho que Nico Assumpção e Luizão Maia davam um banho no Jaco . Mas tocava muito , evidente , e ainda teve o disparate de inventar o contrabaixo fretless - sem trastes - tão usado pelos discípulos : Stanley Clarke , John Patitutti ( acho que é assim ) , mas o maior mesmo foi , e é , aquele que tocou com Paco e hoje faz parte da banda de Chick Corea , Carlos Benavent . Insuperável .

7 - Baterista . Buddy Rich ? Neil Peart ? John Bonham ? Stewart Copeland ? Tem um que foi do Raul Seixas , não sei o nome , que destruía . E Ringo Starr , que sofisticou o básico do básico .

8 - Nos teclados ... hmmm ... Chick Corea , Gonzalo Rubalcaba , Keith Jarret ? Sei lá , e os eruditos ? Não tenho a mínima idéia . Fico eu com Tom Jobim , César Camargo Mariano , Francis Hime . Pronto !!!

Não foi Sartre , com o existencialismo , que queria transformar ouro em chumbo ? Pois acho que chumbo é que é ouro : são valiosos , mas ninguém vê brilhar , não chamam tanto a atenção , ninguém rouba e - o melhor de tudo - poucos são aqueles que conseguem imitar . Estou falando dos músicos que eu citei , pois chumbo a gente derrete até lá no fogão de casa .

Saudações ,

Um Crítico Frustrado

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 14/12/2007
Código do texto: T778234