CARTA DE SAUDADE
Esta carta não tem destinatário. Ou melhor, tem. Destina-se a todos aqueles que viveram comigo aqueles tempos. Aqueles tempos em que sonhávamos com uma vida totalmente liberta. Aos que estiverem me lendo, eu digo com franqueza: totalmente liberta de que? Aqui fica claro que éramos um tanto sem direção nos nossos sonhos. Porque eu acho que ninguém é totalmente livre.
Para começar, de que gostaríamos de ser totalmente livres? Acredito que ninguém saberá me responder. Simplesmente respondo assim porque outro dia me perguntaram o que é liberdade. E eu não soube responder. Não soube responder porque fico eu mesmo me perguntando o que é liberdade.
Olho os pássaros, supostamente eles tem liberdade. Voam, pousam aqui, levantam vôo de novo, e leves vivem. Mas, livres? Não. Porque não vivem livres, vivem entre a natureza, os outros animais, e sob os nossos olhos, de nós humanos que às vezes os prendemos em gaiolas. E nós totalmente libertos, o que seríamos?
Seríamos grotescos, talvez agressivos com nossos semelhantes. E nem é bom continuar imaginando-nos totalmente libertos. Seria uma vida desperdiçada para a raça humana. Talvez nós nem produzíssemos para nós mesmos a sociedade que temos. Claro, esta sociedade tem defeitos. Perfeito, só Deus. E à medida que vamos vivendo, que nos casamos, que temos que trabalhar para sustentar nossas famílias,e dando a nossos filhos educação para que eles continuem o caminho que abrimos, fazemos votos para que todos nós aperfeiçoemos a nossa sociedade.
E ao convivermos em sociedade sempre encontramos aqueles que como nós sonham com a liberdade. Se eu continuasse a sonhar daquele modo, não teria chegado até aqui. Já disse: eu não sei definir claramente o que é liberdade. Mas a palavra liberdade persegue a raça humana há séculos. Prende-se, guerreia-se em nome dela. E nós hoje,quando nossos tempos iam experimentando calma, vimos estourar lá longe uma guerra. Por causa de modo de pensar diferentes.
Então, temos pelo menos sossego para pensar e esclarecer o que é liberdade? Acho que não. Então, ajoelhemo-nos e rezemos para que o mundo volte a respirar em paz. Assim, quem sabe poderemos filosofar em torno do conceito liberdade. Realmente dá saudade desses tempos em que sonhávamos em ser totalmente libertos. Para ao menos definir claramente o que significa liberdade. Sem nem pensar em armas e nem em impor um ou outro modo de pensar.