Carta para um amigo escritor
Brasília, 31/03/23
Ô meu amigo, quanto tempo?! Já nem me lembro de quando foi que escrevi pra você pela última vez. Estou até envergonhado. Sei que fazem alguns carnavais, cada qual, mais distante e saudoso. Isto sem falar do período recente da pandemia, que horror! Fiquei literalmente confinado. Ficamos. Foi assim que embaralhei os pés nos passos, por esses anos todos.
Não vou dar notícias da minha querida Flor. Escrevi para ela recentemente, estamos com as conversas em dia, a par e passos... tudo como lhe falei da última vez, sem mais nem menos.
Hoje, quero confessar que ando com a cabeça voltada para o Minimalismo, sigo encantado! Por isso lhe escrevo para contar as novidades.
Passeando pela internet deparei-me com a expressão: "o mínimo é o máximo". Esta frase é uma antiga companheira de caminhada. Fica martelando em minha cabeça, por vários dias. Ela sempre faz todo sentido para mim.
Vivo às voltas com poemas enxutos, adequados às figuras de linguagem e com títulos que induzem o leitor a relacioná-los com o conteúdo.
Sei que você gosta de uma boa leitura, principalmente de poemas dos poetas clássicos, isto é bom demais! Mas gostaria de lhe falar sobre uma tendência minimalista que, ora, aflora com mais intensidade, tanto na internet como nas publicações de livros autorais e revistas literárias. É um gênero relativamente novo. Não sei se você, que mora do outro lado do mundo, já teve algum contato ou ouviu falar do terceto que se chama Poetrix. Ele foi criado em 1999, pelo poeta baiano Goulart Gomes. No início éramos um grupo de uns gatos pingados (acredita que faço parte deles?), dez escritores ou até menos. Tudo era trocado na base dos e-mails, as mensagens corriam de um computador ao outro, sem dó nem piedade. Sempre sob a batuta do seu refinado criador.
O Poetrix nos oferece muitas facetas: é humorado, é transgressor, é narrativo, faz história. Ele está ganhando fôlego entre os poetas de primeira linha, com muita rapidez. O grupo já saiu das nossas fronteiras, ganhou o mundo minimalista, com vontade!
Vou lhe apresentar um exemplo que consta do livro que escrevi - ainda falando das novidades!.
Espero que goste e tente fazer um outro desses tercetos para mim. Quem sabe....
No começo pode parecer complicado, mas depois de algumas tentativas frustradas, vai perceber que é bem legal!
Podemos trocar "figurinha": para cada um que você me mandar, vou devolver dois bem fresquinhos. Combinado?
No início tem-se a tendência de escrever uma frase dividida em três partes - um poetrix um tanto "capenga", para as propostas mais atuais. Não poderia deixar de registrar, no entanto, que os clássicos contêm verdadeiros tesouros.
É que, no começo, era aceitável, mas com o passar do tempo ele ficou mais exigente, mais elitista, mais sofisticado e até mesmo mais atrevido. Hoje o que é desejável é que não seja uma frase "esfaqueada".
Vou lhe mostrar as particularidades, em detalhes, para que você não se assuste de imediato. Vamos no passo a passo.
Primeiro vou apresentar um Poetrix clássico, escrito por mim. Na verdade é uma frase fatiada em três partes, como se fossem três versos. Mas, ainda assim, tem um efeito bonito e forte. Gosto muito dele!
Veja:
Fome
a distância
entre a mão e a boca
tem nome...
É importante notar, que mesmo sendo uma frase fragmentada, ela nos remete ao título e a leitura se repete, como em um ciclo.
Eu disse, lá no início, que não falaria da minha amada, mas é impossível deixá-la de lado quando estou confabulando com a Poesia. Ela é a minha rima mais que perfeita, faz parte dos meus escritos, das minhas loucuras, do meu dia a dia. Como você sabe, sempre a chamo de Flor Azul.
Pois bem, falando nela, vejamos um outro exemplo:
Amor,
doçura de Flor, atiça delitos
todo cuidado é pouco.
picantes temperos aguçam desejos
O título é uma peça importantíssima dentro do contexto. Ele tanto pode ser longo como curto, uma única palavra já é suficiente, por vezes. Este fato é relevante porque ele não faz parte da contagem das sílabas que compõem o Poetrix (no qual,é permitido até trinta sílabas métricas).
Pois bem meu amigo, dizem que um poema que precisa de explicação não é bom. Não vou dar explicações sobre o poema. Quero apenas lhe dizer como gostaria que você lesse o texto para que possa ir se familiarizando com a arte deste estilo de escrita. Desejo ajudar na compreensão dos pontos ora abordados.
Veja que, após o título, coloquei uma vírgula. Fiz isto para que o poema fosse lido como eu o idealizei. Com esta pontuação, adiciono o título ao primeiro verso, para que a leitura seja feita da seguinte forma: Amor, doçura de Flor. Trago a força do sentimento junto. Observe também que usei a palavra "Flor" com letra maiúscula, uma referência à minha amada. Se tirar a vírgula, a leitura fica diferente, você vai ler: Amor (.)__doçura de Flor, atiça delitos. Nesta hipótese, aparece mais a minha afirmação de que a... Mulher atiça delitos.
Sobre o segundo e o terceiro versos, podemos conversar melhor depois. Assim, deixamos nossos assuntos sempre a postos!
Agora você já pode tentar! Venha para esse mundo de loucos escritores, o mais rápido que puder! É um convite especial. Como deve ser a Amizade.
Um grande abraço... E viva a poesia!!!