Se meu coração fosse outro

Ah! Se meu coração fosse duro como a pedra, não haveria eu de te amar tão certo e seguro quanto amo agora...

Fosse ele cinza e sólido e não derramaria uma só gota das minhas lágrimas de esperança...

Tivesse ele a rigidez própria do concreto e facilmente cobriria teu nome com a tinta da ilusão...

Fosse ainda mais velho do que se faz e mais intensamente a metáfora idade correria em minhas jovens e maduras veias...

Não haveria razão que me fizesse calar a voz ante teu olhar de angústia e revolta, para fazê-lo amor e aceitação.

Seguiria eu passos traçados por quem já passara a estrada da vida e teria a meu lado teus passos, tão fortemente pisados quanto os tenho feito...

Seria meu pensamento em ti, pela manhã, a lembrança de uma noite de amor, e não a de um amor solitário que nem a noite, nem o dia, nem a luz falha que clareia estas páginas podem apagar, cobrir, esconder ou até mesmo roubar...

Ah! Se meu coração fosse duro, qual a pedra, arrancá-lo-ia de meu peito e lançá-lo-ia ao tempo, sem deixar, em mim, o menor vestígio de tua sublime presença...

Dar-te-ei meus olhos para que tenhas a mesma visão que tenho e vejas em mim 17 motivos tão nobres quanto os 21 que em ti vejo e admiro.

Tivesse eu a alma perdida e não me importaria em declarar-te minha solidão, sabendo que tal seria razão profunda e inefável de perversas mágoas e penosas confusões emocionais...

Ah! Se meu coração não fosse o coração que é e não tivesse o amor que te ama, sem ser amado, seria ele o centro do ser que trocou a razão de viver por um viver sem razão, e já não seria o dono de meus passos, o senhor dos meus domínios...

Ah! Se meu coração falasse a toda gente tudo o que sei e sinto, escutaria o mundo o sussurrar suave de teu nome em cada batida límpida e ressonante de sua repleta, e poucas vezes lembrada, existência...

Fosse o presente um momento passado e retratado em minha memória e te amaria, a cada instante seguinte, mais do que ousaria te amar no anterior...

Fosse... fosse mais do que já é, assim como te amo mais agora do que no início destas palavras de alívio e de consolo. Mesmo consolo, por não querer e nem mudar a minha maneira de pensar e única forma de agir em teu favor...