PARABÉNS BELO HORIZONTE PELOS SEUS 110 ANOS

Eu não gosto do nome “Belo Horizonte”; primeiro que o que se vê das montanhas quando se chega a esta cidade não é belo; o que se vê, desde a chegada dos primeiros habitantes é “belíssimo”, é extraordinário, é inusitado.

Chamar esta terra centenária, aliás, 110 anos, de Belo é uma tremenda sacanagem pois ela é muito mais do que isso; quando alguém me pergunta onde eu moro, costumo dizer que eu vivo muito bem nas MINAS GERAIS e no Belíssimo Horizonte e me orgulho muito desta condição.

Eu vivi em vários cantos do planeta; sou baiano de nascimento, mas busquei aqui, em Minas Gerais, mais especificamente nesta cidade maravilhosa, a adoção forçada que já me faz mineiro de coração e que me deu uma filha muito amada.

Por falar em minha filha, ela não poderia ter outro nome, senão um que homenageasse a terra que nos acolheu com tanto carinho; minha filha chama-se Mariana Portolan Pires, mas bem que poderia se chamar MARIANA BELO HORIZONTE PORTOLAN PIRES.

Por outro lado, foi em Belô que eu amadureci minha carreira e em Bêagá que eu retornei e sacramentei definitivamente a minha identidade caipira, o meu trejeito desconfiado e minha fonética que já agrega “uai”, “sô” e outras palavrinhas que só se ouve aqui.

Nestes 110 anos desta jovem moça que preside as cidades deste estado, quero deixar muito claro os meus sinceros protestos de estima, de consideração, de amor, de paixão e de muita alegria por morar aqui.

Sinto-me anda orgulhoso por poder fazer aniversário no mesmo mês que esta cidade, eu no dia 5 e ela hoje, dia 12. Somos ambos sagitarianos!

Parabéns Belíssimo Horizonte e parabéns ao Prefeito Fernando Pimentel, alcaide do maior empenho que conseguiu fazer desta megalópole, a melhor cidade grande do Brasil para se viver.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=28089

De Minas Gerais, Belíssimo Horizonte, 12 de dezembro de 2007.