Nós somos a ENFERMAGEM

Nós somos a ENFERMAGEM, aqueles profissionais que fundamentais para que a saúde neste país aconteça. Somos aqueles que não saem de perto do leito. Que conhecem as especificidades de cada paciente. Pensamos nas melhores estratégias para PREVENIR; preparamos ações para PROTEGER; e ainda estamos 24 horas ao seu lado, quando é preciso RECUPERAR a saúde. Nós fazemos demais! Sem falsa modéstia.

Eu nem vou cair na ideia de falar de ‘amor’, porque é claro que amamos o que fazemos. É por isso que fazemos. Mas não só por isso. São anos e anos de PREPARAÇÃO para CUIDAR. Nós somos ciência, e como tal, o que fazemos é baseado em EVIDÊNCIAS. E quanto falo de anos e anos de preparação, não pensem que estou me referindo apenas aos anos de formação básica. Nós nos especializamos, nos qualificamos, nos atualizamos. Tudo para prestar um CUIDADO ideal.

Nós somos a ENFERMAGEM! Os profissionais que vão se preocupar se você está comendo, dormindo, se a sua gestação está indo bem; se seu filho está se desenvolvendo adequadamente; se há pessoas contaminadas com alguma doença infectocontagiosa em seu lar ou comunidade; se os idosos estão sendo bem tratados; se o hipertenso e diabético recebeu o seu medicamento (e se os está tomando adequadamente); se a sua imunização está em dia.

Nós somos aqueles que vão ouvir o seu problema e buscar resolutividade. Aqueles que vão se preocupar em educar para a saúde. Somos os primeiros a te atender em uma emergência; então classificaremos o caso e diremos o quanto você é capaz de esperar. Somos aqueles que trabalharão com a equipe para garantir que você tenha atendimento O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Somos aqueles que vão te dar banho, caso seja necessário. Vamos te alimentar, cuidar de suas feridas, permitir que seu medicamento seja administrado na hora certa. Ficaremos vigilantes, caso o monitor comece a chamar; e ainda que ele não chame, passaremos de tempos em tempos para checar se está tudo em ordem contigo. Nós nos preocupamos com você, até nas coisas aparentemente mais ‘banais’.

E se somos tudo isso, é porque nos capacitamos. Chega de pensar que a Enfermagem é apenas um cuidado empírico. Somos ciência, somos equipe, somos trabalhadores que se especializaram em cuidar do ser humano em todas as suas faces. Então, para ser sincero, acho que merecemos mais. Mais do que APLAUSOS, mais do que PARABÉNS, mais do que mensagens e frases. Mais do que palavras, nós merecemos VALORIZAÇÃO! E isso vem pelo salário, pela capacitação, por gestos concretos.

Nós somos a ENFERMAGEM, e o MUNDO precisa OUVIR A NOSSA VOZ!

Yago Marinho
Enviado por Yago Marinho em 19/03/2023
Código do texto: T7743978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.