Pra não dizer que eu não falei de Aisthesis

“QUE DISCUTÍEIS PELO CAMINHO?”, como sugere o título, é um poema baseado num trecho do Evangelho de Marcos, mais precisamente em Mc 9, 30-37. Nesse texto o evangelista traz uma das mais belas e profundas admoestações do Cristo. Quatro citações diretas de Jesus são colocadas no texto, e vou transcrevê-las aqui para melhor ilustrar: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, eles o matarão, mas, três dias após sua morte, Ele ressuscitará.”; “Que discutíeis pelo caminho"; Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e aquele que serve a todos.”; “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou.” Bem, a poesia não se explica…mas é sim objeto de análise. Eu poderia propor aqui uma análise do poema supracitado, mas seria até um desaforo estar eu mesma analisando um poema de minha autoria! No entanto, por se tratar de um poema inspirado em um texto tão caro para mim, eu gostaria de organizar algumas ideias, por exemplo, esclarecer que na apreciação desse poema dever-se-ia considerar não só o corpo do texto em si, mas também paratexto, pretexto, contexto. Então, considerando tudo isso, poder-se-ia perceber a ansiedade que nos consome, a contradição que nos angustia aí representadas; com acuidade no olhar verificar-se-ia a criança, sem temor e em total atitude de entrega a brincar com as formas; entregando-se por fim a uma Aisthesis que busca a completude poder-se-ia encontrar, na conexão entre o paratexto e a último verso do texto, “o pulo do gato”! A verdade é que há muitos signos relevantes representados nesse poema; ademais, o jogo de palavras não está aí por acaso - há de se pôr atenção também a forma como estão dispostas os termos-, nem as maiúsculas e minúsculas, nem os contrastes…Enfim, um poema é um mundo de significados e não se pode reduzir há pouco ou nada.

P.S. A propósito, o poema Pensameu 5 - "Que discutíeis pelo caminho? consta nesta mesma página, está na categoria pensamentos.

MARIA DE CASTRO
Enviado por MARIA DE CASTRO em 23/02/2023
Reeditado em 01/03/2023
Código do texto: T7725674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.