Aventura se vive longe de casa

Marina,

Cujo nome também é título do meu romance favorito. Tem rima e repertório infinito. Escrevo-lhe com a propriedade de quem já viu esse mundo com olhos de novidade. Tem magia a nova terra, por certo. O desafio do que é inevitável e se apresenta no agora, é também transponível e perene, pois se renova sempre. Todo dia e a todo momento, o desafio começa por dentro. Nas suas entranhas, e mais a fundo. No núcleo das células, e mais a fundo. No milagre das sinapses, e mais a fundo.

Estar aqui, neste mundo, é tratamento, estudo e sentença. Dedique-se ao plantio generoso, não economize sementes. A colheita dos bem-aventurados prolifera para o coletivo. Contudo, é na intimidade do Eu e na evolução do propósito que se aprende sobre cultivo, florescimento, remédio e cura. A nova terra é terreno que se começa a conhecer do lado de dentro.

Não se abandone. Não se esqueça de si mesma. Evolua, retribua, ensine e aprenda. Envelheça , perdoa, desculpe-se e acolha-se. E não se esqueça: de tudo é capaz o ser-humano. Quanto a isso não há engano. Proteja-se, na cumplicidade do Eu não existe dúvida. Conclua o que começar, mesmo que malfeito. Tenha defeitos, não exija do espelho um reflexo perfeito. Tudo é assimétrico na natureza.

Confia no outro, mas tenha em si um plano de salvação. Não estenda suas mãos esperando receber o mesmo, pois a retribuição é da ordem da justiça, e somos todos espíritos com histórias miseráveis buscando a redenção. O coração é um músculo que reverbera o que conta a sua intuição. Escuta no silêncio, cruza o deserto, chora no seu canto favorito, escreva textos sem nexo. E de tudo o que for preciso fazer para continuar a existir, confia na crença que lhe foi passada ainda criança. Princípios não envelhecem.

Tem estranheza a nova terra, por certo. Vai exigir de ti esperança, paciência e dedicação, e no fim, quando for e como acontecer, pode ser que não tenha valido a pena. Mas isso é mera ilusão do ego. Tudo tem fundamento, razão e sentido. Toda escolha gera renúncia, mas nem toda renúncia é perda irremediável. Não raro é livramento, salvação.

@literuaitura