Obrigado, 2022!

Todo final de ano é a mesma história de "esse ano as coisas vão mudar". No final de 2021 eu estava nessa, pensando em fazer uma revolução quanto a minha carreira, porém a vida tinha outros planos.

2022 começou com uma bomba caindo na minha cabeça, sendo honesto, uma bomba que deveria ter caído muito tempo antes. De repente não era só minha carreira que precisava de novos rumos, era toda minha vida, eu precisava voltar a ser uma pessoa novamente, descobrir quem eu havia deixado de ser, e esse processo foi muito doloroso, confuso, revelador, enfim, 2022 foi o ano das lições. Então vou deixar aqui uma lista de aprendizados desse ano:

1 - Se conheça;

Sabe aquelas pessoas que dizem "isso não é muito a tua cara" ou "você é assim mesmo"? Isso não existe. A única pessoa que pode dizer isso é você mesmo, então se conheça, se permita, viva, estude, leia, descubra quais são as coisas que você gosta, as que não gosta, e jamais abra mão de qualquer uma dessas coisas seja pelo motivo que for.

2 - Encare o medo;

Não é fácil você olhar ou pensar em algo que te assusta e sentir vontade de encarar, talvez seja o instinto que nos tente a sempre fugir. Mas a partir do momento em que você encara esse medo, ele diminui, não some, mas você aprende a enfrentar e cada vez fica mais fácil.

3 - Seja vulnerável com ressalvas.

Tem uma frase que diz que é quando você fala sobre um passado difícil sem sentir nenhum tipo de emoção negativa como raiva, tristeza, amargura ou algo do tipo, é porque finalmente você entendeu, abraçou e superou tudo isso. Porém quando for falar sobre isso com alguém, tome o cuidado de saber com quem está conversando. No caminho do seu aprendizado você conhece pessoas, você pensa que elas vão estar na sua vida pra sempre, que serão novos amigos ou até uma pessoa com quem você vai ter algo a mais. Porém quando se afastam, você percebe que se mostrou demais pra alguém que não faz mais parte da sua vida. Então não, você não precisa se tornar uma casca invulnerável que tem que lidar com todos os seus medos e inseguranças, traumas e etc. absolutamente sozinho, não faça isso, apenas tome cuidado para escolher com quem vai dividir essas informações.

4 - Todos tem suas próprias questões

Eu falei que você precisa encarar seus medos, até porque se você viver com medo, você não vive. Mas se o seu medo for relacionado a outras pessoas, por exemplo medo de pessoas se afastarem, ou de "enjoarem" de você, ou medo de se relacionar e se quebrar de novo... você precisa antes de tudo entender que você não é o único com assuntos internos a tratar. Todo mundo tem suas coisas a resolver e você talvez só não esteja nos planos e isso está absolutamente "ok". Não tem nada errado contigo e nem tudo é sobre você umbigo do Brasil.

5 - Não pense no que os outros pensam

Sem dúvidas essa é a frase mais clichê do mundo. "Você não pode fazer nada pensando no que os outros vão pensar”, mas conforme você avança, é nítido o quão real essa frase é. Se você queria estar vivendo uma vida diferente, queria mudar de emprego, queria ir embora... seja qual for a sua ideia, você não deve pensar "mas se não der certo vão ficar falando isso ou aquilo", "vou ser conhecido por isso ou aquilo". Cara, não! Não pense isso, você pode estar vivendo a vida dos teus sonhos e ainda assim alguém vai te julgar de maneira negativa, apenas ignore. Não importa o que pensam, lembre-se sempre que é a SUA vida e ninguém pode viver por você.

6 - Não se acomode

Não, isso não é uma dica de coach que você precisa sair da zona de conforto, pelo menos não totalmente. A questão é, o comodismo é bom? Sim, mas ele cega. Você estar em uma situação cômoda, não significa que está em uma situação boa. E você só vai perceber isso quando sair dela. Quando olhar pra trás e pensar "Como eu não percebi antes?". Então tenha sempre uma pulga atrás da orelha, se algo está te incomodando na carreira, no relacionamento, numa amizade, em qualquer aspecto, reflita sobre esse incômodo e veja quão fundo esse buraco realmente é, saindo dele antes de se tornar uma questão complexa demais.

7 - Valorize os teus amigos, mas não bote carga em cima deles.

Os amigos são a família que você escolheu, são eles que vão te ajudar nos teus piores momentos. Veja bem, eu disse "ajudar", jamais espere que eles simplesmente "arranquem" o problema de você. Se você pensar que eles têm qualquer tipo de obrigação em solucionar o teu caso, ou estarem 100% disponíveis o tempo todo, você vai se decepcionar com eles enquanto o errado da história vai ser você. Lembre do item 4 "todos tem suas próprias questões", só você pode resolver os teus problemas.

8 - Cuide do corpo e da mente

Terapia e exercício. Simples assim. Terapia não é gasto, é investimento, que seja uma vez por mês ou uma a cada dois meses se você ta quebrado, ou então procura formas alternativas como livros e textos de autoajuda, eu passei meses consumindo todo tipo de conteúdo psicológico no youtube, fato é, cuide da tua cabeça. E se a terapia não é possível por questão financeira, o exercício sem dúvidas é. Até porque dá pra fazer de graça ao ar livre. Mas se dá pra ir numa academia, melhor ainda. Lembre do meme "chega de lágrimas, agora é só supino”.

9 - Dois pés no acelerador

Você vai chegar em um momento e perceber que cautela demais também atrapalha. Como eu disse, tem que encarar o medo, e quando você perder o medo de se quebrar de novo, quando perceber que poderia estar numa situação diferente, mas essa cautela "freou" a situação, aí você vai com os dois pés do acelerador quando surgir novamente uma oportunidade de encarar isso.

10 - Valorize sua família

Nem todo mundo se dá bem com a família, graças a Deus não é meu caso. Pelo menos aqui a gente tem aquela relação de que qualquer um daria um rim pro outro, mas alcançar um copo d'água já é demais. Mas brincadeiras à parte, saber que você tem pessoas que fariam de tudo por ti, da maneira que tu faria tudo por elas, é algo a ser muito valorizado.

11 - Seja você

Mais um clichê a ser elaborado. Eu pensei em colocar esse como o número 1, mas a verdade é que depois de esquecer quem você é, pra voltar a ser você mesmo, você precisa passar pelos outros processos. Eu sempre tentei ser divertido, é assim que eu gosto de ser, a famosa personalidade "Golden retriever". Porém enquanto ainda lido com as inseguranças, tem momentos que eu não consigo ser leve o suficiente pra ser essa pessoa divertida pra quem ta ao meu redor. Então passar por tudo isso e poder voltar a ser quem a gente é, sem ter medo do que vão pensar, sem ter medo de afastar quem não combine com a gente, sem pensar que pessoa x ou y não gosta dessa nossa personalidade, enfim, quando você se olha no espelho e se reconhece de novo, a vida se torna maravilhosa. (Se fosse um vídeo do TikTok, agora era a hora em que começaria a tocar The Less I Know the Better do Tame Impala)

Então como o título já diz... obrigado 2022, começou com dois pés no peito (e um chapéu personalizado), mas chega ao final como o ano mais incrível da minha vida -até hoje- e eu só posso agradecer. Agradecer pelas decisões que tomei quando escolhi ir pelo lado mais complicado, e agradecer a cada pessoa que conheci, ou que me reaproximei, enfim, cada personagem dessa "temporada", porque todas, sem exceções, me mostraram algo que eu vou sempre guardar com carinho na lembrança.

Lenert
Enviado por Lenert em 28/12/2022
Reeditado em 30/12/2022
Código do texto: T7681424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.