Você é psicóloga não pode chorar
"Você é psicóloga não pode chorar!"
"Você não pode ficar nervosa, é psicóloga!"
"Como psicóloga você não pode falar assim "
Já perdi as contas de quantas vezes ouvi essas coisas e várias outras parecidas desde que comecei a fazer a faculdade de psicologia e tenho certeza absoluta que todos os meus colegas de profissão também já ouviram. Aparentemente a sociedade acha que por ser psicóloga, não posso ficar estressada, irritada, fazer besteira ou mesmo não saber como agir em diversas situações.
É claro que por estudar por tanto tempo tanto a psicologia quanto neurociências em geral, eu entendo melhor como o nosso cérebro funciona e como as experiências podem nos impactar. Isso faz a diferença em vários momentos, me faz pensar melhor antes de falar ou agir e tudo o mais. Só que antes de mais nada, eu sou humana também, assim como todo mundo. O que significa que muitas vezes esse conhecimento tudo não me impede de passar por poucas e boas.
Ser psicóloga não me torna imune . Saber qual é o meu estilo de pensamento que dá origem a várias atitudes prejudiciais minhas não é garantia de que essas atitudes vão desaparecer de um dia pro outro.
A psicologia também não nos transforma em leitores de mentes, não é uma escola de professores Xavier, Então não precisa se preocupar com "ser lido" por nós. Ela também não tem o poder de desligar nossas emoções: sentimos medo, raiva, timidez, rejeição e toda sorte de sentimentos que podem surgir com o decorrer dos acontecimentos da vida. *Importante entender o lado do outro.* ❤️👏👍 Bom dia a todos.